Infecção urinária: troca de cateter é ineficaz no controle da doença

O guideline atual recomenda que pacientes com cateter de demora há mais de duas semanas, e suspeita de infecção urinária, seja submetido à reposição do cateter.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A infecção urinária é uma doença bastante comum que acomete principalmente o sexo feminino, estima-se que 30% das mulheres vão desenvolver infecção urinária em algum momento da vida. Um dos primeiros sinais da doença  é a ardência ao urinar, turbidez na urina e dores na parte inferior do abdômen. Em pacientes com cateter, a presença deste tipo de infecção é preocupante porque, se não tratada, pode evoluir para sepse e aumento da mortalidade.

Alguns estudos anteriores sugeriam que a troca do cateter estaria relacionada a um menor risco de contrair infecção de trato urinário. Tanto que esta é uma das recomendações do guideline da Infectious Diseases Society of America. A entidade orienta que pacientes com cateter vesical de demora há mais de duas semanas, e que apresentam suspeita da doença, sejam submetidos à reposição do cateter.

Leia mais: Infecção Urinária: 10 mitos do diagnóstico e tratamento

Entretanto, uma pesquisa recente buscou questionar esta recomendação para determinar se, de fato, a substituição da sonda diminuiria ou não a carga bacteriana no trato urinário. O levantamento foi publicado em agosto deste ano na revista Journal of the American Geriatrics Society. A análise contou com 315 participantes, idade média de 79,2 anos, com cateter há mais de sete dias e com sinais de Infecção do Trato Urinário (ITU), tais como leucocitúria e bacteriúria. Foram aplicadas análises multivariadas para ajustar os dados com outros fatores de risco.

A troca de cateter ocorreu em 98 pacientes, os outros 217 continuaram com a sonda de origem. Os desfechos primários observados foram a morte do paciente ou sinais de sepse no sétimo dia, e os secundários foram alta hospitalar, morte no 30º dia ou readmissão no hospital após a alta.

A taxa de falha clínica no sétimo dia foi de 35,2%, a mortalidade no 30º dia foi de 30,8%. Os pesquisadores não encontraram diferença significativa entre os indivíduos que mantiveram o cateter e os que tiveram que trocá-lo (Odds Ratio ajustada 0,90; IC 95% CI [0,50-1,63]). O levantamento concluiu que não houve benefícios na substituição da sonda na remissão da ITU.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Tanya B et al. Replacement of urinary catheter for urinary tract infections: A prospective observational study. J Am Geriatr Soc 2018 Sep; 66:1779. (https://doi.org/10.1111/jgs.15517)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades