Infecções ortopédicas: precisamos trocar a lâmina de bisturi após a incisão de pele?

A prevenção de infecções ortopédicas é um assunto muito abordado. Um estudo avaliou a troca de bisturi nessas cirurgias, veja os resultados.

A prevenção de infecções ortopédicas é um assunto constantemente abordado em estudos científicos. Algumas estratégias, entretanto, são polêmicas e carecem de informações convincentes.

No acesso cirúrgico, muitos cirurgiões trocam a lâmina do bisturi após incisão da pele para evitar a contaminação dos tecidos profundos por bactérias presentes na pele. Esta prática é muito controversa e existem estudos com resultados diferentes sobre a eficácia desta medida.

Recentemente, um artigo publicado em uma revista de grande impacto no meio ortopédico relata um desenho de estudo prospectivo observacional capaz de comparar diretamente a taxa de contaminação de uma lâmina de bisturi utilizada para o corte da pele com uma lâmina de controle. Alguns estudos anteriores abordaram este tema, entretanto as lâminas eram comparadas em momentos diferentes, sendo assim expostas a riscos de contaminação distintos.

Leia também: Como retornar às atividades ortopédicas normalmente após o surto de Covid-19?

mão de cirurgião segurando bisturi que será trocado devido a infecções ortopédicas

Estudo sobre infecções ortopédicas

O estudo foi realizado em um hospital ortopédico de grande volume (Riddle Memorial Hospital, Pensilvânia, Estados Unidos). Duas lâminas foram abertas no início de cada caso cirúrgico e permaneceram na mesa de instrumentação até serem usadas para o procedimento. Uma lâmina foi usada pelo cirurgião para a incisão na pele. Assim que a incisão foi concluída, uma cultura foi obtida pressionando ambos os lados da mesma em uma placa de cultura própria para detecção de microrganismos.

Foram avaliadas 344 lâminas imediatamente após a incisão na pele durante cirurgias de artroplastia total do quadril, artroplastia total do joelho, cirurgias da coluna lombar e cervical. Ao mesmo tempo, 344 lâminas de controle foram culturadas. Os procedimentos de antissepsia e o preparo dos campos cirúrgicos foi padronizado para todos os casos seguindo os protocolos da instituição e a preferência das equipes cirúrgicas.

Mais do autor: Artroscopia do joelho apresenta bons resultados após 5 anos?

Resultados

Como resultado das análises, 35 (5,1%) das 688 amostras tiveram um resultado positivo nas culturas obtidas. Nenhuma diferença foi observada na taxa de culturas positivas para as lâminas utilizadas para a pele ( 4,9%) e as lâminas de controle (5,2%). Discriminando os resultados de acordo com o tipo de cirurgia, diferenças também não foram encontradas.

Não foram observadas diferenças em relação à solução utilizada para a preparação da pele (Duraprep vs ChloraPrep), ordem do caso, tempo de troca de sala, tempo entre a entrada em sala e a incisão.

Conclusão

Este estudo confirma que uma pequena taxa de contaminação das lâminas de bisturi existe, mas isso afetou de maneira semelhante tanto as lâminas de pele quanto as lâminas controle. O estudo não encontrou nenhuma evidência para apoiar a teórica vantagem de mudar a lâmina de bisturi após fazer a incisão na pele para evitar contaminação.

Referência bibliográfica:

  • Smith EB, Russo KA, Maltenfort MG, Sharkey PF, Rihn J. After Incision, the Skin Knife Blade Is No More Contaminated Than a Fresh Knife Blade. J Am Acad Orthop Surg. 2021 Jan 15;29(2)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades