Infecções periprotéticas: diferenças entre as culturas do líquido articular e as intraoperatórias

Um estudo teve como objetivo avaliar o desempenho diagnóstico da cultura do líquido sinovial para a identificação de infecções periprotéticas.

O diagnóstico das infecções periprotéticas envolve a rotina de realizar coleta e estudo do líquido articular a fim de se guiar passos importantes relacionados ao tratamento. A concordância entre a cultura pré-operatória do líquido sinovial e as culturas de tecidos intraoperatórias obtidas na revisão cirúrgica permanece desconhecida.

Um recente estudo foi desenvolvido com o objetivo de determinar o desempenho diagnóstico da cultura do líquido sinovial para a identificação precoce dos organismos responsáveis pelos quadros infecciosos pós-artroplastias de joelho ou quadril.

cirurgião terminando cirurgia para avaliar infecções periprotéticas

Infecções periprotéticas

Um total de 363 pacientes que preencheram os critérios para o diagnóstico de infecção estabelecidos pela “Musculoskeletal Infection Society” foram identificados a partir de um banco de dados retrospectivo de infecções articulares.

Os critérios de inclusão exigiam uma amostra de líquido sinovial intra-articular positiva no prazo de 90 dias da cultura de tecidos intraoperatória na cirurgia de revisão. A concordância foi definida como correspondência de organismo (s) em amostras aspiradas e intraoperatórias.

Leia também: Há diferença entre opioides fortes e fracos para tratamento da dor em pacientes ortopédicos?

Resultados

A concordância foi identificada em 279 (76,8%) pacientes com taxas semelhantes entre as artroplastias totais do quadril (77,2%) e as artroplastias totais do joelho (76,4%, P = 0,86). Discordância de cultura ocorreu em 84 (23,1%) pacientes; 37 (10,2%) não apresentaram crescimento da cultura intraoperatória e em 33 (90,1%) foi identificada infecção polimicrobiana.

O estudo sugere que a cultura obtida através da análise do líquido articular coletada tem sensibilidade e especificidade favoráveis ​​quando comparada à cultura de tecidos para identificar a maioria dos organismos responsáveis pelas infecções periprotéticas.

Os resultados podem orientar o tratamento cirúrgico e os antibióticos pós-operatórios, mas ainda é necessária a coleta de múltiplas culturas de tecidos para maximizar a chance de identificar infecções polimicrobianas.

Mais do autor: A qualidade da redução da sindesmose nas fraturas do tornozelo influencia no resultado funciona a curto prazo?

Referência bibliográfica:

  • Boyle KK, Kapadia M, Chiu YF, Khilnani T, Miller AO, Henry MW, Lyman S, Carli AV. The James A. Rand Young Investigator’s Award: Are Intraoperative Cultures Necessary If the Aspiration Culture Is Positive? A Concordance Study in Periprosthetic Joint Infection. J Arthroplasty. 2021 Jul

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.