Infecções por coronavírus em crianças: o que sabemos até agora?

A pandemia está em voga, mas muitas dúvidas têm sido levantadas a respeito das infecções causadas pelo coronavírus, em especial em crianças.

Desde 31 de dezembro de 2019, quando os primeiros casos da doença causada pelo SARS-CoV-2 começaram a aparecer na China, o mundo vem observando a disseminação do novo coronavírus até o ponto da Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecer uma situação de pandemia. No entanto, muitas dúvidas têm sido levantadas a respeito das infecções causadas pelo vírus, em especial na faixa etária pediátrica.

Tentando minimizar essas dúvidas, o jornal The Pediatric Infectious Disease Journal publicou, no último dia 12, um artigo intitulado “Coronavirus Infections in Children including COVID-19: An Overview of the Epidemiology, Clinical Features, Diagnosis, Treatment and Prevention Options in Children”. O artigo aborda as principais características relacionadas às infecções por coronavírus, incluindo a COVID-19 (termo usado para a doença clínica causada pelo SARS-CoV-2).

Infecções por coronavírus

Embora o assunto tenha tomado maior dimensão nos últimos meses, as infecções por coronavírus não são novidades. Quatro coronavírus já circulam habitualmente entre os seres humanos: HCoV2-229E, HCoV-HKU1, HCoV-NL63 e HCoV-OC43. Além disso, já foram descritas duas epidemias por novos coronavírus: em 2002, na China, pelo SARS-CoV e em 2012 na Arábia Saudita pelo MERS-CoV.

Os coronavírus são reconhecidos por sua capacidade de rápida mutação e recombinação, levando a novos coronavírus que se disseminam de animais para seres humanos. Dessa forma, supõe-se que o novo coronavírus SARS-CoV-2 seja uma mutação de coronavírus relacionados a morcegos, embora ainda não se tenha certeza de qual animal serviu como hospedeiro intermediário nessa transição.

Os quatro coronavírus habitualmente presentes nos seres humanos, citados acima, são encontrados em 4-6% de crianças hospitalizadas, principalmente em crianças abaixo de três anos e crianças com doenças cardíacas. Podem causar coinfecções com outros vírus respiratórios.

O SARS-CoV e o MERS-CoV podem causar doenças respiratórias graves com alta taxa de letalidade: 50% em pessoas maiores de 60 anos para o SARS-CoV e 20-40 % para o MERS-CoV. As epidemias ocorridas em 2002 e 2012, respectivamente, se caracterizaram por um processo de supertransmissão relacionada a cuidados de saúde, com número reprodutivo viral de 22 pessoas infectadas por caso para o SARS-CoV e 30 para o MERS-CoV.

Desde 2003, não se observa infecções humanas por SARS-CoV, embora o vírus ainda seja encontrado em morcegos, com possibilidade real de retorno de infecções. O MERS-CoV ainda apresenta transmissão zoonótica para seres humanos, devido ao contato com dromedários (que são os reservatórios da doença) em algumas comunidades do Oriente Médio.

Características do SARS-CoV-2

O SARS-CoV-2 apresenta sua principal forma de disseminação relacionada ao contato pessoal. Seu número reprodutivo viral é de 2,7 pessoas infectadas por caso, com média de período de incubação entre 5-6 dias. Até o momento, estima-se que já causou mais de 100 mil infecções com 3.500 mortes em mais de 100 países, com tendência a aumento desses números.

Com relação a crianças, o estudo sugere que as crianças apresentam quadros clínicos mais leves que os adultos, incluindo muitos relatos de infecções assintomáticas. Porém, a relevância de portadores assintomáticos para a transmissão da doença ainda não está estabelecida.

Os sinais e sintomas descritos em crianças incluem: febre, tosse, rinite, fadiga, cefaleia, diarreia, e nos casos graves, dispneia, cianose e dificuldades para se alimentar, embora a proporção de cada sintoma não esteja especificada.

As alterações laboratoriais mais comuns encontradas em crianças são semelhantes às observadas nas infecções pelos outros coronavírus, e incluem neutropenia , linfopenia e trombocitopenia. A proteína C reativa e níveis de procalcitonina costumam encontrar-se normais. Em casos graves, pode haver alterações hepáticas e distúrbios de coagulação. As alterações radiológicas costumam ser mais brandas que em adultos e incluem opacidades irregulares com padrão em vidro fosco e infiltrados em partes médias ou externas do pulmão ou subpleurais. O diagnóstico é confirmado através de PCR-RT em secreções de vias aéreas superiores ou inferiores, com maior positividade em secreções de vias aéreas inferiores, onde se encontra maior carga viral.

O tratamento ainda é de suporte, incluindo o uso de cefalosporinas de segunda ou terceira geração em casos de infecção bacteriana associada. A suplementação de oxigênio e o controle adequado de fluidos também são indicados.

O uso de antivirais como o lopinavir/ritonavir foi descrito para o tratamento do SARS-CoV-2, mas ainda não existe embasamento científico para o uso rotineiro dessa ou de outras medicações.

Leia também:

Cuidados para evitar a transmissão nosocomial

Como ocorreu nas epidemias de SARS-CoV e MERS-CoV, uma preocupação importante nos cuidados de crianças portadoras do vírus é a redução do risco de transmissão nosocomial. Dessa forma, o artigo enfatiza a necessidade de uso de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados (gorros, máscaras N95, luvas descartáveis, e protetores oculares e/ou faciais); isolamento e quarentena de indivíduos com história de febre, sintomas respiratórios e história de contato com pessoas doentes; internação em quartos com isolamento respiratório e pressão negativa; uso de aspiradores e ventilação mecânica com sistema de circuito fechado e filtros virais; e, se necessário utilizar nebulização ou ventilação não invasiva, não realizar isso em enfermarias abertas.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.