Infectologia: saiba tudo sobre o dia a dia dessa especialidade

A rotina dos profissionais de Infectologia envolve, de forma geral, doenças negligenciadas, relacionadas muitas vezes a problemas sociais.

Infectologia: saiba tudo sobre o dia a dia dessa especialidade

1) O que é infectologia?

Para fazer residência médica em Infectologia ou DIP (Doenças Infecto-Parasitárias) não é necessário cursar outra especialidade como pré-requisito como a Clínica Médica, tendo seu acesso direto através de prova de concurso para diversos hospitais. O programa dura três anos e, por se tratar de uma especialidade muito ampla, é comum que se recorra à anos adicionais de aprofundamento em alguma área específica de interesse.

O especialista irá trabalhar com diversos tipos de doenças relacionadas a infecção por vírus, bactérias, fungos, microbactérias como a tuberculose e seu respectivo manejo, prevenção e acompanhamento. Com a pandemia de covid-19 essa especialidade ganhou muito destaque.

2) Como é o dia a dia?

Trabalhar com pacientes da Infectologia pode ser em boa parte das vezes trabalhar com população de origem mais humilde e com histórico de pouco ou nenhum cuidado ou orientação médica, tendo a equipe de saúde grande responsabilidade com o doente que pode ser acompanhado pelo resto de sua vida.

Leia também: Clinical Drops: novos conteúdos de infectologia disponíveis

3) Oportunidades de trabalho

Embora se tenha impressão que ao fazer uma especialidade o futuro residente restringe seu dia a dia em muitas áreas médicas, a especialidade amplia mais ainda suas possibilidades profissionais e na DIP não é diferente. Atuando em pareceres e acompanhamento clínico, ambulatorial ou enfermaria ou políticas e atividades de prevenção, palestras/educação e ainda no controle do uso de antibióticos, desde a atenção primária, secundária, terciária e até quaternária, na área assistencial, pesquisa e vigilância epidemiológica. Caso o médico assim deseje, a residência em DIP é pré-requisito de uma nova residência como por exemplo Infectologia Hospitalar, Hepatologia e Terapia Intensiva.

4) Número de especialistas

No momento, temos aproximadamente 4.000 infectologistas registrados pela Sociedade Brasileira de Infectologia.

5) Curiosidade(s)

A relação entre os médicos e os pacientes da infectologia pode ser uma relação muito próxima, pois lidamos com situações pessoais tais como de cunho sexual, emocional, social e até psiquiátrico. Alguns pacientes vemos por pouco tempo, com altas da enfermaria ou ambulatório, enquanto outros pelo resto da vida e a relação de confiança pode gerar histórias e situações talvez únicas se comparados a outras clínicas e especialidades.

6) Especialidades correlacionadas

Muitas áreas estão correlacionadas à essa especialidade que é tão diversificada: imunologia, epidemiologia, cirurgia, pediatria, ginecologia, obstetrícia.

7) Área de atuação

As áreas de atuação podem ser pacientes adultos ou gestantes com HIV/AIDS e manejo das doenças oportunistas, DST’s como sífilis por exemplo, tuberculose, medicina tropical, manejo de toxoplasmose, arboviroses, herpes e outros vírus, imunização, prevenção, controle e orientação do uso de antibióticos e infecção em hospitais, infecções em imunossuprimidos, transplantados e onco-hematológicos, bem como manejo sobre infecções em terapia intensiva. As hepatites A,B,C,D e E também podem ser tratadas e conduzidas pelo infectologista. Uma área pouco conhecida pela comunidade médica é a Medicina de Viagem, na qual serão avaliadas as vacinas e profilaxias de acordo com o destino do viajante.

Saiba mais: Queda da cobertura vacinal contra HPV e risco de aumento de cânceres evitáveis

A residência de DIP oferece oportunidade de rodar fora do estado de origem ou do Brasil em alguma área de interesse como colegas que já rodaram em Sudeste, Nordeste, Norte do país e até na África, por exemplo. Todas essas experiências citadas ainda permitem um acompanhamento conjunto do infectologista com pacientes de diversas áreas clínicas, cirúrgicas e gineco-obstétricas.

8) Mensagem para quem quer seguir essa especialidade

Aos jovens médicos que têm uma curiosidade com a área vale a pena uma visita ou estágio em um ambulatório e enfermaria. Médicos da Infectologia no geral são receptivos com todos independente de sexo, orientação sexual, religião, bem como opinião política e sua forma de se vestir, bolsa ou camisa da moda. Não esperem pouco trabalho nem uma super recompensa material, a não ser uma verdadeira e valorosa gratidão, confiança e melhora da saúde e da autoestima dos pacientes, os quais não tem preço nenhum que possa ser pago. Bem-vindos!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.