Influenza: CDC atualiza normas de prevenção não-farmacológica

Recentemente, o CDC, Centers for Disease Control and Prevention, atualizou suas normas de prevenção não-farmacológica. Veja aqui os principais pontos.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Quando surge uma nova ameaça de pandemia por Influenza, as intervenções não-farmacológicas são frenquentemente as mais disponíveis para ajudar a reduzir a transmissão do vírus nas comunidades. Recentemente, o CDC, Centers for Disease Control and Prevention, atualizou suas normas de prevenção não-farmacológica. Veja abaixo os principais pontos:

– Isolamento voluntário em casa: o CDC recomenda o isolamento voluntário em casa de pessoas doentes (permanecendo em casa quando doente) durante todo o ano e especialmente durante as estações de gripe e pandemias de influenza.

– Etiqueta respiratória e higiene das mãos: recomenda-se etiqueta respiratória (etiqueta da tosse) e higiene das mãos em todos os locais da comunidade, incluindo casas, creches, escolas, locais de trabalho, etc.

– Quarentena domiciliar voluntária: o CDC pode recomendar a quarentena domiciliar voluntária de membros da família expostos como medida de proteção pessoal durante pandemias severas, muito severas ou extremas de gripe em combinação com outras medidas de proteção pessoal, como etiqueta respiratória e higiene das mãos. Se um membro da família é sintomático com influenza pandêmica confirmada ou provável, todos os outros membros devem ficar em casa por até 3 dias (período de incubação estimado para a gripe sazonal).

– Uso de máscaras por pessoas doentes e saudáveis: recomenda-se o uso de máscaras faciais por pessoas doentes como uma medida de controle de origem durante pandemias de gripe severas, muito graves ou extremas, quando não podem ser evitados cenários comunitários lotados. Recomenda-se também o uso de máscaras por pessoas saudáveis em casa ou em outros locais da comunidade como um meio de evitar a infecção durante a pandemia de gripe.

Encontre tudo sobre o manejo do paciente com Influenza no Whitebook! Clique aqui e baixe grátis o aplicativo  #1 do médico brasileiro.

– Fechamentos e dispensas nas escolas: recomenda-se o uso de encerramentos preventivos e coordenados de escolas e dispensas durante pandemias de gripe severas, muito severas ou extremas (evidências limitadas).

– Medidas de distanciamento social: recomenda-se o uso simultâneo de múltiplas medidas de distanciamento social para ajudar a reduzir a propagação da gripe em contextos comunitários (evidências limitadas):

  • Aumentar a distância em, pelo menos, 98 cm entre as pessoas quando possível. Isto aplica-se a pessoas aparentemente saudáveis ​​sem sintomas. No caso de uma pandemia muito grave ou extrema, esta distância mínima recomendada pode ser aumentada.
  • Prestadores de serviço na comunidade que mostram sintomas compatíveis com Influenza e que possam estar infectadas com (provável) gripe pandêmica devem ser separados de pessoas saudáveis assim que possível, e enviadas para casa para isolamento voluntário.

– Medidas ambientais de limpeza de superfícies: recomenda-se medidas ambientais de limpeza de superfícies em todos os ambientes, incluindo casas, escolas e locais de trabalho, para remover vírus de superfícies e objetos frequentemente tocados.

Para ver todas as recomendações do CDC, clique aqui.

Veja também: ‘Recomendações para prevenção e controle da Influenza em crianças (2016-2017)’

Referências:

  • Qualls N, Levitt A, Kanade N, et al. Community Mitigation Guidelines to Prevent Pandemic Influenza — United States, 2017. MMWR Recomm Rep 2017;66(No. RR-1):1–34. DOI: https://dx.doi.org/10.15585/mmwr.rr6601a1

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags