Influenza: Ministério da Saúde amplia vacinação para toda a população brasileira

A campanha de vacinação contra a influenza será ampliada para toda a população brasileira acima dos seis meses de idade, informou o MS.

A campanha de vacinação contra a influenza será ampliada para toda a população brasileira acima dos seis meses de idade, segundo anúncio do Ministério da Saúde. A partir de agora, as secretarias de saúde podem decidir a melhor forma de ampliar a imunização em cada município.

“Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe, que também pressionam o nosso sistema de saúde”, afirmou o ministro da pasta, Marcelo Queiroga.

Leia também: Instituto Butantan inicia testes clínicos de vacina tetravalente contra a Influenza

A campanha terminaria nesta sexta-feira (9/7), mas diante da baixa adesão o Ministério da Saúde decidiu estender o prazo até que todas as vacinas acabem. Mas é importante conferir qual vai ser a estratégia adotada por cada estado e município.

Em nota, a pasta reforçou a necessidade da vacinação contra a influenza. Além das campanhas publicitárias, o Ministério tem mantido contato contínuo com os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS), formadores de opinião e especialistas para a ampla divulgação e mobilização para a vacinação contra a influenza.

Influenza: Ministério da Saúde amplia vacinação para toda a população brasileira

Meta de cobertura da vacina

A cobertura vacinal contra a influenza está bem abaixo do esperado pela pasta. Até agora, 34,2 milhões de brasileiros estão imunizados, o que representa apenas 42% dos grupos prioritários. Desde 2017, a meta é imunizar 90% do público-alvo.

Já entre 2008 e 2016 a meta era imunizar 80% dos grupos prioritários e sempre foi cumprida. No ano passado, primeiro ano de pandemia, houve uma grande procura pelo imunizante e a cobertura ficou em 95%.

Orientações aos médicos

Os médicos devem orientar seus pacientes a participarem da campanha de vacinação contra a influenza, assim como a da Covid-19.

Como as duas campanhas de vacinação estão acontecendo ao mesmo tempo no país, a orientação é para que a vacinação contra a Covid-19 continue sendo priorizada.

Assim, a população-alvo da vacinação contra a influenza e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19 deve receber antes a vacina para se proteger do novo coronavírus e fazer o agendamento da aplicação da vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre elas.

Como a vacina da influenza tem uma duração que pode variar entre seis a 12 meses, deve ser administrada todos os anos. Ademais, como os vírus sofrem rápidas mutações, a nova vacina serve para garantir que o organismo fique protegido contra os novos tipos que foram surgindo ao longo do ano.

Saiba mais: Como é a incidência de influenza na gravidez?

No entanto, as medidas de prevenção recomendadas durante a pandemia permanecem as mesmas. Elas são consideradas eficazes contra qualquer vírus de transmissão respiratória, seja da influenza ou do novo coronavírus.

E os médicos também devem continuar orientando seus pacientes a usarem máscaras, lavarem as mãos com frequência e a utilizarem álcool em gel, além de evitarem aglomerações e a manterem o distanciamento social

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.