Leia mais:
Leia mais:
Dupla antiagregação plaquetária após angioplastia e risco de sangramento
Prasugrel melhor que ticagrelor no infarto com angioplastia
Clopidogrel é melhor que aspirina a longo prazo nos pacientes que realizaram angioplastia?
CRVM vs Angioplastia: quais as diferenças de desfecho?
Monoterapia com ticagrelor pode ser benéfica após angioplastia em pacientes com SCA? [ACC 2020]

Inibidores P2Y12 no IAM: antes ou durante angioplastia?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O uso de dos inibidores P2Y12 (clopidogrel, ticagrelor e prasugrel) é rotina nos pacientes com IAM com supraST. Contudo, há dúvidas do melhor momento: junto do AAS, quando o paciente chega; ou durante a angioplastia? O argumento para pré-administração é maior segurança, reduzindo risco de trombose do stent. Já quem defende o uso em sala, fala do problema dos pacientes de anatomia cirúrgica.

Um estudo sueco publicado recentemente trouxe informações importantes: foram selecionados 44.804 pacientes com IAM com supraST, divididos de acordo com a administração do iP2Y12 em antes do CAT (grupo pré, 37.840) e durante CAT (6.964). Análises estatísticas foram usadas para equilibrar os grupos em função de fatores de confusão/viés.

Leia maisEstatinas antes de angioplastia previne eventos cardiovasculares?

Os resultados mostraram que não houve diferença entre os grupos no desfecho de morte, choque, trombose do stent ou complicações neurológicas e sangramento. A grande limitação é se tratar de um estudo observacional, e sempre pode haver um fator de confusão não medido.

O que isso traz para nossa prática? Reforça o conceito da última diretriz ESC, que a decisão de fazer ou não o iP2Y12 deve ser individualizada em cada instituição. Se informe sobre o protocolo do seu hospital e do hemodinamicista que virá no sobreaviso.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Pretreatment with P2Y12 receptor antagonists in ST-elevation myocardial infarction: a report from the Swedish Coronary Angiography and Angioplasty Registry. DOI: 10.1093/eurheartj/ehz069
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.