Inibidores P2Y12 no IAM: antes ou durante angioplastia?

O uso de dos inibidores P2Y12 é rotina nos pacientes com IAM com supraST. Há dúvidas do melhor momento: junto do AAS ou durante a angioplastia? Descubra:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O uso de dos inibidores P2Y12 (clopidogrel, ticagrelor e prasugrel) é rotina nos pacientes com IAM com supraST. Contudo, há dúvidas do melhor momento: junto do AAS, quando o paciente chega; ou durante a angioplastia? O argumento para pré-administração é maior segurança, reduzindo risco de trombose do stent. Já quem defende o uso em sala, fala do problema dos pacientes de anatomia cirúrgica.

Um estudo sueco publicado recentemente trouxe informações importantes: foram selecionados 44.804 pacientes com IAM com supraST, divididos de acordo com a administração do iP2Y12 em antes do CAT (grupo pré, 37.840) e durante CAT (6.964). Análises estatísticas foram usadas para equilibrar os grupos em função de fatores de confusão/viés.

Leia maisEstatinas antes de angioplastia previne eventos cardiovasculares?

Os resultados mostraram que não houve diferença entre os grupos no desfecho de morte, choque, trombose do stent ou complicações neurológicas e sangramento. A grande limitação é se tratar de um estudo observacional, e sempre pode haver um fator de confusão não medido.

O que isso traz para nossa prática? Reforça o conceito da última diretriz ESC, que a decisão de fazer ou não o iP2Y12 deve ser individualizada em cada instituição. Se informe sobre o protocolo do seu hospital e do hemodinamicista que virá no sobreaviso.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Pretreatment with P2Y12 receptor antagonists in ST-elevation myocardial infarction: a report from the Swedish Coronary Angiography and Angioplasty Registry. DOI: 10.1093/eurheartj/ehz069

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades