Inscrições gratuitas para novo programa de formação modular da hanseníase na Atenção Primária à Saúde

O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz lançaram o programa de formação modular Hanseníase na Atenção Primária à Saúde.

O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz lançaram o programa de formação modular Hanseníase na Atenção Primária à Saúde, que conta com três cursos que podem ser realizados e certificados de forma independente ou completa.

Produzido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, através da Secretaria Executiva do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), o programa visa qualificar os profissionais de saúde e gestores no enfrentamento da doença.

Leia também: Poliquimioterapia única: a mudança no combate à hanseníase

curso de hanseníase na atenção primária

Hanseníase na Atenção Primária

A formação modular é composta por três cursos que giram em torno sobre o diagnóstico e o tratamento da hanseníase, com destaque à prevenção de incapacidades físicas e reabilitação; a redução do estigma e discriminação no processo de trabalho; e a gestão do Programa de Hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, contexto epidemiológico e estratégias necessárias para o controle da enfermidade no Brasil.

Confira a seguir informações sobre cada módulo:

1 – O cuidado integral em hanseníase

O conteúdo vai abranger desde o diagnóstico, com destaque ao tratamento oportuno da enfermidade, até a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.​

Carga-horária: 40h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

2 – Inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e da discriminação

O curso incentiva o pensamento crítico e reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, incentivando o enfrentamento do estigma e a redução da discriminação nos cenários de práticas da Atenção Primária à Saúde (APS), com o objetivo de promover a construção da autonomia dos indivíduos afetados pela doença.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

3 – O programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil

Esse módulo traz informações sobre a gestão do Programa de Hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as medidas para o controle da enfermidade no país.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Inscrições gratuitas

Todos os cursos são gratuitos e os interessados podem se inscrever nos links direcionados. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho de 2022.

Subnotificação dos casos e atraso nos diagnósticos

Um dos maiores desafios para a erradicação da hanseníase é o atraso no diagnóstico. E com o impacto da pandemia de Covid-19, eles despencaram, aumentando a preocupação dos especialistas.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil diagnosticou 15.155 novos casos de hanseníase em 2021, índice abaixo do registrado em 2020, de 17.979 casos. Nos últimos dois anos, o número de casos foi bem menor quando comparado ao ano anterior à pandemia: 27.864.

Em 2020, foram reportados à Organização Mundial de Saúde (OMS) 127.396 novos casos da enfermidade. Desses, 19.195 (15,1%) ocorreram na região das Américas, sendo 17.979 notificados no Brasil: o que corresponde a 93,6% do número de casos novos do continente.

Especialistas acreditam que esses baixos índices estão associados à subnotificação da hanseníase devido à dificuldade na manutenção da oferta dos serviços e atendimento especializado.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED


Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.