Insônia: por que o celular prejudica tanto o sono?

A insônia é um distúrbio que afeta o sono. Um dos fatores que mais atrapalham o indivíduo a ter uma noite bem dormida é o celular.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A insônia é um distúrbio que afeta tanto a qualidade quanto a quantidade do sono. Estimativas de 2016 apontam que pelo menos 15% da população brasileira sofria com este mal e 7,6% destas pessoas tomavam remédios para dormir. Entre as principais causas estão o estresse do cotidiano, maus hábitos alimentares, ansiedade e depressão. Um dos fatores que mais atrapalham o indivíduo a ter uma noite bem dormida é o celular.

Segundo um artigo da Harvard Medical School publicado em agosto, a luz azul da tela do aparelho acarreta um desajuste no relógio biológico. Durante o dia, os comprimentos de onda deste tipo de iluminação pode estimular a atenção, o tempo de resposta e até o humor; no entanto, os efeitos são danosos à noite.

Leia mais: Insônia: qual é a melhor abordagem terapêutica?

Cada indivíduo tem um ritmo circadiano um pouco diferente, porém a média de cada ciclo nos seres vivos é de aproximadamente 24 horas e 15 minutos. O relógio biológico é influenciado por diversos fatores, como a temperatura, as estações do ano e, principalmente, a luz. As pessoas que costumam passar noites em claros têm ciclos maiores, enquanto o ritmo circadiano de quem dorme cedo é menor.

Alguns estudos indicam que a exposição à luz do celular à noite prejudica o sono porque o tipo de iluminação proveniente da tela do dispositivo corta a secreção de melatonina, um hormônio liberado pela glândula pineal que age diretamente nos padrões de sono.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard revelou que a luz azul à noite diminuiu os níveis de melatonina, o fato acontece com luzes de todos os tipos, porém a iluminação azul mostrou ter mais efeitos nocivos. Após expôr voluntários a luzes azul e verde durante 6,5 horas, os pesquisadores concluíram que a luz azul aumentou o ciclo circadiano dos indivíduos duas vezes mais do que os que foram expostos à luz verde (3 horas vs. 1,5 hora).

Por fim, os pesquisadores orientam que as pessoas evitem o uso de celulares à noite até pelo menos duas a três horas antes do horário de dormir. Caso trabalhe à noite ou use vários aparelhos eletrônicos com tela luminosa, é recomendado baixar um aplicativo que filtre a iluminação azul ou verde do smartphone ou use óculos bloqueadores.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Blue light has a dark side. What is blue light? The effect blue light has on your sleep and more. Harvard Heath Publishing August 2018. https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/blue-light-has-a-dark-side

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades