Leia mais:
Leia mais:
A importância do exame físico no paciente com insuficiência cardíaca
Insuficiência cardíaca: tudo que você precisa saber
Insuficiência cardíaca: novidades no tratamento (parte 4)
Insuficiência cardíaca: como identificar a etiologia? (parte 2)
Insuficiência cardíaca grave favorece uma flora intestinal patogênica

Insuficiência cardíaca grave favorece uma flora intestinal patogênica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estudo italiano revela que pacientes portadores de insuficiência cardíaca apresentam hiperproliferação de microbiota intestinal patogênica e aumento da permeabilidade, com relação direta a gravidade da doença.

É bem conhecido que a insuficiência cardíaca causa edema de parede intestinal e consequente aumento da permeabilidade por perda da barreira intestinal contra patógenos, estando este mecanismo relacionado ao aumento na pressão intra-abdominal, déficit de perfusão e estase venosa esplâncnica.

No estudo, 60 pacientes bem nutridos e estáveis, porém portadores de insuficiência cardíaca e separados em dois grupos de acordo com a gravidade: IC leve (n = 30) e IC moderada-grave (n=30); foram comparados a 20 pacientes saudáveis do grupo controle. O estudo observou o crescimento de bactérias e fungos nas fezes de todos os pacientes, assim como avaliou a permeabilidade intestinal, a pressão atrial direita e a presença de inflamação sistêmica (pela dosagem da proteína C-reativa).

Os resultados demonstraram que 100% dos pacientes com insuficiência cardíaca apresentavam permeabilidade aumentada e 78,3% apresentavam alteração de flora intestinal, favorecendo um crescimento de bactérias e fungos patogênicos, como: Campylobacter, Shigella, Salmonella, Yersinia enterocolitica e Candida sp. Pacientes com insuficiência cardíaca também apresentaram maior pressão atrial direita e aumento de proteína C-reativa, ambos que não chegam a ser nenhuma surpresa dada a fisiopatogenia da doença. Todos os resultados demonstraram relação com a gravidade da doença sendo mais frequentes e intensos em pacientes com IC moderada-grave.

A principal conclusão do estudo é por ratificar a ligação entre insuficiência cardíaca e edema de parede intestinal, levando a uma perda da barreira intestinal e agregando morbidade à doença (embora a morbidade não tenha sido de fato estudada). Por se tratar de um estudo transversal, qualquer relação de causalidade é duvidosa, porém, pela própria plausibilidade biológica, acredita-se que a disbiose intestinal é consequência e não causa ou fator descompensante da insuficiência cardíaca.

Novos estudos devem ser realizados para avaliar a morbidade e o impacto na sobrevida diante de uma possível estratégia de reverter esta “disbiose” intestinal. Até o momento, não apresentamos evidência de nenhum modificador do perfil da flora intestinal que não o próprio tratamento da insuficiência cardíaca para estes pacientes, e probióticos não são aconselháveis.

 

Referência Bibliográfica:

  • Pasini E, Aquilani R, Testa C, et al. Pathogenic gut flora in patients with chronic heart failure. JACC: Heart Fail. 2015; DOI:10.1016/j.jchf.2015.10.009.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.