Leia mais:
Leia mais:
Médicos estão entre os profissionais em que os brasileiros mais confiam, aponta Datafolha
Medicina: habilidades úteis para desenvolver na quarentena
A comunicação no ambiente hospitalar e sua problemática
Além da Medicina: como sobreviver às mudanças do mercado médico
O que podemos esperar da Medicina em 2020?

Inteligência artificial: algoritmo para detecção de fraturas é aprovado

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A inteligência artificial, que antes parecia apenas um assunto de Hollywood, está se tornando realidade na medicina. Esta semana, a humanidade deu um novo passo nesse sentido: a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou um software de detecção e diagnóstico assistido por computador chamado OsteoDetect para acelerar o diagnóstico de fraturas de punho em adultos.

A aprovação foi baseada em dois estudos retrospectivos com um total de 1.200 casos. No estudo com maior amostragem, a taxa de detecção do software foi comparada com a de três cirurgiões ortopédicos certificados em 1.000 casos. Ambos os estudos demonstraram que o desempenho dos leitores na detecção de fraturas no punho foi melhorado quando auxiliado pelo OsteoDetect, em comparação com o desempenho não assistido de acordo com a prática clínica padrão.

O OsteoDetect, da Imagen, em Nova York, usa um algoritmo de inteligência artificial para detectar fraturas no rádio distal, analisando imagens de raios-x padrão. O software marca a localização da fratura na imagem para auxiliar o leitor na detecção e no diagnóstico.

O interessante é que o programa é projetado para uso em várias configurações, incluindo atenção primária, departamentos de emergência, atendimento de urgência e clínicas especializadas. Mas fiquem calmos! O software depende da revisão adicional por um clínico, ainda não foi projetado para substituir um médico, segundo comunicado da FDA.

Esta é a segunda aprovação da FDA para um dispositivo baseado em inteligência artificial. O primeiro dispositivo, IDx-DR, foi aprovado em abril para uso na detecção de retinopatia diabética em adultos. Foi projetado para uso por
não-especialistas. Enfim, a inteligência artificial chegou e precisamos estar preparados para nos adaptarmos a esta nova realidade.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autora:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Sergio Guilhon

    Há expectativas ou msm já estudos em andamento para detecção de fraturas em vértebras?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.