Inteligência artificial identifica câncer de pele com precisão de 86%

Pesquisadores estão atuando no desenvolvimento e no aprimoramento de um software que consegue dar mais agilidade aos diagnósticos do câncer de pele.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão atuando no desenvolvimento e no aprimoramento de um software que consegue dar mais agilidade aos diagnósticos do câncer de pele do tipo melanoma.

Com a utilização da inteligência artificial e da técnica de deep learning, que faz com que as máquinas aprendam através de redes neurais artificiais, a equipe de cientistas conseguiu obter uma precisão de 86% no diagnóstico. O próximo passo é apurar o resultado e desenvolver a sua aplicabilidade no dia a dia dos centros de saúde do país.

Vale destacar que o projeto recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o prêmio Google Latin America Research Awards pelo estudo sobre a detecção do melanoma, que teve início em 2014 através de uma parceria entre a docente Sandra Avila, do Instituto de Computação, da Unicamp, e o professor Eduardo do Valle, da Faculdade de Engenharia Elétrica, da mesma instituição.

Leia também: Inteligência artificial supera avaliação médica em exames de imagem?

médico tocando em tela de inteligência artificial que diagnostica câncer de pele

Diagnóstico por inteligência artificial

O desejo dos pesquisadores é que num futuro próximo, com o sistema instalado em um smartphone e com uma lente dermatoscópica acoplada, seja possível extrair um diagnóstico rapidamente, como explica Sandra Avila.

“A ideia é colocar essa tecnologia dentro de um posto de saúde, por exemplo, onde não tem um dermatologista. Muitas vezes, só percebemos a presença da lesão quando esta começa a crescer, coçar e sangrar, quando provavelmente o câncer já avançou e a chance de cura é muito mais baixa, de apenas 14%”.

A pesquisadora ressalta que a ideia não é substituir o diagnóstico realizado pelo médico, mas dar apoio a este profissional. “A inteligência artificial funciona como um suporte, como auxílio para trazer mais rapidez ao processo, mas a decisão final sempre será do médico”, observa.

O diagnóstico

A análise realizada pela máquina acontece através de uma consulta ao banco público de imagens. Com os algoritmos desenvolvidos pelos pesquisadores, o computador consegue identificar se a lesão é benigna ou maligna.

Atualmente, o banco conta com 23.906 fotografias de diferentes tipos de lesões de pele. Quando mais imagens, maior é a possibilidade de o diagnóstico ser preciso, pois a máquina aprende através de exemplos. Por isso, uma das perspectivas de avanço da pesquisa é aumentar o banco de dados com imagens obtidas em hospitais brasileiros.

Veja ainda: Inteligência artificial no tratamento de sepse é o futuro da medicina? [Sepsis Rio 2019]

Precisão de 86%

O resultado de 86% na precisão dos diagnósticos foi observado através dos dados já existentes, referentes às lesões, no banco de dados.

Ainda quando é removida parte da informação a imagem, o diagnóstico segue acertando 71% dos diagnósticos, taxa maior que média de 67% de precisão da avaliação de 157 dermatologistas brasileiros.

“Mesmo quando se arranca a informação, o resultado ainda é melhor do que aqueles 67%. A questão mais interessante é pensar no que a máquina está aprendendo que, mesmo tirando informação importante do ponto de vista médico, ela continua acertando”, frisa Sandra Avila.

A resposta, que envolve compreender quais são os padrões que a máquina está criando e observando por conta própria, é o que os pesquisadores desejam encontrar na próxima etapa da pesquisa.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.