Inteligência artificial no tratamento de sepse é o futuro da medicina? [Sepsis Rio 2019]

Na sepse, 1 em cada 5 pacientes não sobrevive. Recentemente, têm sido levantadas hipóteses de terapias baseadas em algoritmos de inteligência artificial.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Na sepse, mesmo com o melhor tratamento, 1 em cada 5 pacientes não sobrevive. Recentemente, têm sido levantadas hipóteses de terapias baseadas em algoritmos de inteligência artificial (IA). Estamos prontos para esta realidade?

Algumas das aplicações da IA à sepse são: dar suporte na decisão de tratamentos, predizer desfechos, antecipar a sepse. Um dos grandes questionamentos na prática clínica seria se computadores poderiam encontrar pacientes que merecessem tratamentos diferentes ou, até mesmo, tomar decisões. Esta parte te tomada de decisões por computadores, a principio, causa estranheza, mas o palestrante trouxe o exemplo do google maps. Muitas vezes o aplicativo aponta uma diferença de apenas dois minutos no trajeto, mas optamos por seguir este caminho.

Leia maisILAS realiza evento para debater novidades sobre Sepse

O palestrante também destacou que precisamos ser cautelosos com os resultados dos estudos envolvendo IA e sua aplicação, porque a prática medica é diferente de videogames, não temos a chance de testar por erro/acerto e implementar estudos prospectivos usando IA acaba ficando complicado em nossa realidade.

Derek Angus concluiu sua palestra com a afirmação de que IA tem potencial de desenvolver ferramentas sofisticadas no cuidado do paciente, principalmente no intuito de personalizar o tratamento, e já tem demonstrado detecção precoce de sepse em estudos retrospectivos. Porém, ainda há vários obstáculos para sua implementação em pacientes vivos.

Apesar de a técnica da IA estar nos passos iniciais e ter muitos desafios pela frente, parece ser o futuro. Precisamos nos preparar para esta nova realidade, lembrando que como disse John Marshell MD em outra palestra do evento: “Pelo menos por enquanto, computadores capacitam os médicos, não os substituem.”

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Palestra por MD, PHd Derek Angus – Palestra: Artificial Intelligence for treatment: stop treating everyone the same no Interational Sepsis Forum 2019, RJ

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags