Inteligência artificial pode prever expectativa de vida de pacientes cardíacos

O Instituto de Ciências Médicas MRC, de Londres realizou uma pesquisa envolvendo pacientes cardíacos e inteligência artificial.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Prever a expectativa de vida de alguém é algo praticamente impossível, mas em pacientes críticos é possível ter uma base sobre quando a situação pode se agravar. Mesmo assim, a falta de certeza pode angustiar muitos pacientes, familiares e médicos. Será que unir a tecnologia pode ajudar nesses casos? O Instituto de Ciências Médicas MRC, de Londres, acredita que sim, e, por isso, realizou uma pesquisa envolvendo pacientes cardíacos e inteligência artificial.

O resultado mostrou que a tecnologia consegue ter 80% de precisão na previsão de mais um ano de vida desses pacientes. Sem o computador, médicos conseguem acertar em 60% dos casos. O estudo foi publicado no periódico científico Radiology.

O software, criado a partir informações de mais de 250 pacientes com hipertensão pulmonar, analisa imagens de uma ressonância magnética e usa o processamento avançado pra criar um coração virtual, vinculando os dados anteriores. Assim, a inteligência artificial entende quais atributos de um coração, sua forma, estrutura e enquadra o paciente em um determinado risco de insuficiência cardíaca. O computador pode ainda analisar simultaneamente exames de imagem, sangue e outras investigações, interpretando-os em poucos segundos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

O próximo passo é testar a tecnologia em hospitais e clínicas para saber como a previsão pode auxiliar no tratamento correto para o paciente certo, no momento mais oportuno. Esse método, usando inteligência artificial, também já vem ajudando a investigação do câncer e doenças cerebrais, e pode ser mais um auxílio na medicina de precisão.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão