Inteligência artificial pode prever expectativa de vida de pacientes cardíacos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Prever a expectativa de vida de alguém é algo praticamente impossível, mas em pacientes críticos é possível ter uma base sobre quando a situação pode se agravar. Mesmo assim, a falta de certeza pode angustiar muitos pacientes, familiares e médicos. Será que unir a tecnologia pode ajudar nesses casos? O Instituto de Ciências Médicas MRC, de Londres, acredita que sim, e, por isso, realizou uma pesquisa envolvendo pacientes cardíacos e inteligência artificial.

O resultado mostrou que a tecnologia consegue ter 80% de precisão na previsão de mais um ano de vida desses pacientes. Sem o computador, médicos conseguem acertar em 60% dos casos. O estudo foi publicado no periódico científico Radiology.

O software, criado a partir informações de mais de 250 pacientes com hipertensão pulmonar, analisa imagens de uma ressonância magnética e usa o processamento avançado pra criar um coração virtual, vinculando os dados anteriores. Assim, a inteligência artificial entende quais atributos de um coração, sua forma, estrutura e enquadra o paciente em um determinado risco de insuficiência cardíaca. O computador pode ainda analisar simultaneamente exames de imagem, sangue e outras investigações, interpretando-os em poucos segundos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

O próximo passo é testar a tecnologia em hospitais e clínicas para saber como a previsão pode auxiliar no tratamento correto para o paciente certo, no momento mais oportuno. Esse método, usando inteligência artificial, também já vem ajudando a investigação do câncer e doenças cerebrais, e pode ser mais um auxílio na medicina de precisão.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar