Irbesartana sofre recall por presença de carcinógeno humano

Mais um anti-hipertensivo está em processo de recolhimento. A irbesartana sofreu recall por causa da presença da impureza N-nitrosodietilamina (NDEA).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Mais um anti-hipertensivo está em processo de recolhimento devido a impurezas. Recentemente, noticiamos em nosso portal o recall da valsartana em diversos países. Agora, o medicamento da vez é a irbesartana. A ScieGen Pharmaceuticals, Inc. está voluntariamente recolhendo lotes da medicação, devido à presença de uma impureza identificada como N-nitrosodietilamina (NDEA).

Essa impureza, uma substância que aparece naturalmente em certos alimentos, na água potável, poluição do ar e processos industriais, foi classificada como um provável carcinógeno humano de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC). Nos lotes de valsartana recolhidos, além do NDEA, havia outra impureza, o N-nitrosodimetilamina (NDMA), que também é um provável carcinógeno.

Leia mais: Novidades sobre o recall da Valsartana: qual a posição do FDA?

Até o momento, a Sciegen Pharmaceuticals Inc não recebeu nenhum relato de eventos adversos relacionados a este produto. Os recalls e devoluções serão gerenciados pelos seus distribuidores. Para saber mais sobre quais lotes estão em processo de recall, acesse o link da página do Food and Drugs Administration (FDA).

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.