ISICEM 2022: hemorragia subaracnoidea – vasoespasmo e isquemia cerebral tardia

O prof. Fabio Taccone, vice-chair do ISICEM 2022, enfatizou, no evento, pontos fundamentais para manejo da isquemia cerebral tardia após HSA.

O prof. Fabio Taccone, vice-chair do 41st International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM 2022), enfatizou, no evento, pontos fundamentais para a adequada compreensão e manejo da isquemia cerebral tardia após hemorragia subaracnoidea aneurismática.

Primeiro ponto é entender a definição. Trata-se do surgimento de um déficit neurológico focal (hemiparesia, afasia, apraxia…) ou queda de 2 pontos na escala de coma de Glasgow. O início é agudo com persistência dos sintomas (> 1 hora). Não ocorre imediatamente após a oclusão aneurismática e não pode ser atribuída a outras causas.

O mnemônico GHOST CAP foi utilizado por Taccone para relembrar os principais fatores relacionados ao manejo dos pacientes com injúria cerebral aguda.

  • G: glicemia
  • H: hemoglobina
  • O: oxigênio
  • S: sódio
  • T: temperatura
  • C: conforto
  • A: pressão arterial
  • P: PaCO2
Reprodução de: Taccone, F.S., De Oliveira Manoel, A.L., Robba, C. et al. Use a “GHOST-CAP” in acute brain injury. Crit Care 24, 89 (2020). https://doi.org/10.1186/s13054-020-2825-7

A abordagem da isquemia cerebral tardia é multimodal. Devemos levar em conta o exame clínico e também estratégias de monitorização neurológica. Precisamos considerar variáveis biológicas, como disglicemia, hipertermia, hipoxemia, anemia, disnatremia, dor e conforto, hipotensão, hipocapnia, hipercapnia… As ferramentas de neuromonitorização podem ser valiosas na identificação de vasoespasmo (ultrassom) ou crises convulsivas (EEG).

Os exames de neuroimagem também devem ser lembrados, sendo fundamentais para identificação de complicações, como: hidrocefalia e ressangramento.

Como mensagens finais, a conferência elencou os seguintes aspectos:

  • Isquemia cerebral tardia é um dos principais determinantes de desfecho;
  • A fisiopatologia é multifatorial. Não apenas por espasmo de vasos maiores;
  • O manejo deve ser multimodal;
  • Como melhorar os desfechos? Detecção precoce evitando isquemia silenciosa.

Manejo do vasoespasmo

Por sua vez, o prof. Giuseppe Citerio sistematizou o manejo do vasoespasmo, com base nas últimas evidências. Inclusive, antecipou algumas recomendações do mais recente (e ainda não publicado) Guideline Europeu de Manejo Neurointensivo da Hemorragia Subaracnoidea Aneurismática.

O vasoespasmo está quase sempre presente nos quadros de HSA aneurismática. Devemos monitorizar sinais de isquemia cerebral tardia e reagir aos mesmos. A abordagem sequencial deve envolver uso de nimodipino, otimização da pressão arterial e tratamento endovascular, se necessário. Importante sempre avaliar a eficácia da terapia e a necessidade de suspensão das medidas (por ex.: redução gradual das intervenções iniciadas, levando em conta o exame neurológico).

Agora, vamos conferir algumas das recomendações (ainda não publicadas) do novo guideline.

Recomendações:

  1. Existe evidência insuficiente para recomendar um trigger adequado (mudança no exame neurológico + achados de neuroimagem versus exame clínico apenas) para indicação de intervenções no tratamento da isquemia cerebral tardia.
  2. Recomendamos a administração de nimodipino oral em pacientes com HSA aneurismática para reduzir a isquemia cerebral tardia e infarto cerebral, além de melhorar desfechos (recomendação forte, qualidade de evidência moderada).
  3. Existe evidência insuficiente para recomendar a otimização de pressão arterial ou de débito cardíaco para a prevenção e tratamento da isquemia cerebral tardia. Devido aos riscos associados dessas intervenções, devem ser utilizadas de forma guiada e personalizada, levando em conta o perfil hemodinâmico de cada paciente.

Estamos acompanhando o congresso de terapia intensiva. Fique ligado no Portal e também em nossa cobertura no Twitter!

Mais do ISICEM 2022:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo