ISICEM 2022: posição prona em pacientes tratados com ECMO – novo estudo em andamento

No ISICEM 2022, Dr. Alain Combes, uma das referências em ECMO, discutiu a indicação da posição prona em pacientes que estão sob utilização.

Estamos no segundo dia do 41st International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM 2022). Dr. Alain Combes, uma das referências em ECMO no mundo, discutiu a indicação da posição prona em pacientes que estão sob utilização do suporte extracorpóreo.

A ECMO (extracorporeal membrane oxygenation), sigla para oxigenação extracorpórea por membrana, constitui um dos recursos avançados no manejo de pacientes com hipoxemia grave e refratária. O dispositivo pode oferecer suporte circulatório e pulmonar. Dotado de uma membrana capaz de oxigenar o sangue, além de uma bomba de pulso contínuo, impulsiona o sangue através de cânulas venosas e/ou arteriais.

Durante a conferência, foi evidenciada a dificuldade de entender no momento qual o perfil de pacientes que provavelmente mais se beneficiarão da utilização da posição prona, mesmo se já estiverem utilizando ECMO. A grande questão, que já abordamos em comentário de conferência anterior, é definir o que seria um paciente responsivo à posição prona: pacientes com porções pulmonares ventrais aeradas? Ser responsivo à prona significa melhores desfechos?

Fica evidente a necessidade de um ensaio clínico randomizado para avaliar o uso da posição prona em pacientes com ECMO, correlacionando com desfechos clínicos. Um novo estudo está em andamento, o PRONECMO, e foi apresentado na sessão. Trata-se do “PRONing to facilitate weaning from ECMO in patients with refractory acute respiratory distress syndrome.”

ecmo e posição prona

Sobre o estudo PRONECMO

Trata-se de ensaio clínico randomizado e multicêntrico, com previsão de inclusão de 170 pacientes, já na fase de recrutamento, O prazo previsto é para finalização em março de 2024. Os pacientes serão randomizados para dois grupos (prona x supina). O desfecho primário pesquisado será: tempo para desmame bem-sucedido da ECMO em 60 dias após randomização.

Até o momento, precisaremos de evidências mais robustas sobre o tema. Sendo assim, qual a recomendação do Dr. Alain Combes sobre prona em pacientes utilizando ECMO?

O professor Combes sugere que é razoável pronar pelo menos uma vez todos os pacientes em ECMO. Além disso, apesar de não termos a evidência de qual seria o melhor timing para indicar a posição prona nesses pacientes, sugere que seja precoce.

Vale ressaltar que a posição prona em ECMO demanda experiência da equipe, sendo um procedimento que impõe maior consumo de recursos humanos durante sua execução.

Quer saber mais sobre o estudo PRONECMO? Acesse aqui.

Estamos acompanhando o congresso de terapia intensiva. Fique ligado no Portal e também em nossa cobertura no Twitter.

Mais do ISICEM 2022:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.