ISICEM 2022: professor Jean-Louis Vincent compartilhou experiências vividas com covid-19

No ISICEM 2022, pela manhã, tivemos a live de abertura com o professor Jean-Louis Vincent e Fabio Tacone, trazendo experiências da covid-19.

Hoje começou o 41st International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM 2022), um dos maiores encontros da área no mundo. O evento está ocorrendo em Bruxelas (Bélgica) e vamos compartilhar a cobertura em tempo real no Twitter e aqui no Portal PEBMED.

Pela manhã, tivemos a live de abertura com o professor Jean-Louis Vincent e Fabio Tacone, além de duas palestras com lançamento simultâneo de artigos em revistas importantes.

mulher com covid-19 e sua experiencia

Experiências com covid-19

O professor Vincent palestrou sobre as experiências vividas com covid-19, com foco no que fizemos bem e no que poderíamos melhorar. Ele tem uma publicação recente sobre o tema. Foram compartilhados os 4 P’s, em que falava os pontos positivos e negativos de cada área.

Preparação

Pontos positivos: usar outras áreas do hospital como terapia intensiva e distribuição de recursos. Pontos negativos: não melhoramos os recursos quando estávamos no período pré-pandêmicos; suporte psicológico precário em alguns centros.

Progresso

Pontos positivos: Entendemos alterações fisiopatológicas; melhoramos o manejo; benefícios dos corticoides.

Pontos negativos: não teve colaboração internacional suficiente; muito entusiasmo com hidroxicloroquina; poucos ensaios clínicos randomizados em intervenções terapêuticas.

Personalização

Pontos positivos: foco na resposta individual.

Pontos negativos: muita ênfase em síndrome do desconforto respiratório agudo; pouca atenção a perfusão tecidual; pouco uso de biomarcadores para guiar terapia.

Priorização

Pontos positivos: criação de mais guidelines.

Pontos negativos: triagem precária; aceitação do “chegou primeiro, atende primeiro”.

Para os próximos dias, vamos ficar atentos às novidades. O programa científico conta com 779 apresentações, incluindo workshops, tutoriais, casos clínicos, mesas redondas, dentre outros formatos. Fiquem ligados na cobertura, que traremos os pontos mais importantes para a prática clínica.

Mais do ISICEM 2022:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo