Leia mais:
Leia mais:
PRORROGADA – Med Friday – A Black Friday do Whitebook
Revacinação contra a covid-19 para não respondedores portadores de doenças autoimunes sistêmicas é eficaz?
Enfermagem: piso salarial nacional é aprovado por unanimidade no Senado segue para a Câmara
Milvexian, um novo anticoagulante
Tromboprofilaxia com enoxaparina é segura em pacientes pediátricos com retocolite ulcerativa?
O cuidado dos profissionais de enfermagem com as mulheres em situação de violência

Ivo Pitanguy – a chama da cirurgia plástica internacional

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

banner250x250No último sábado, dia 06 de agosto, a medicina mundial sofreu uma grande perda: morreu Ivo Pitanguy, aos 93 anos de idade. Este mineiro de Belo Horizonte, que adotou o Rio de Janeiro como sua casa na medicina, recebeu ao longo da vida diversas honrarias e homenagens pela grande habilidade como cirurgião plástico.

Reconhecido internacionalmente e referência entre todos os cirurgiões, Ivo Pitanguy desenvolveu inúmeras técnicas cirúrgicas que afetaram diretamente os resultados de milhões de cirurgias de estéticas e reparações.

A formação de Pitanguy começou na UFMG e terminou na UFRJ, para onde pediu transferência, complementando a especialização cirúrgica e desenvolvimento das habilidades em hospitais do Estados Unidos e Europa.

O cirurgião plástico era sinônimo de sucesso e habilidade cirúrgica, com mais de 900 trabalhos científicos publicados, Ivo Pitanguy operou grandes celebridades nacionais e internacionais, incluindo: Sophia Loren, Niki Lauda (piloto que sofreu um grave acidente de Fórmula 1), Marisa Berenson, Farah Diba, além de chefes de estados.

Veja outros médicos brasileiros que revolucionaram a medicina

Muito mais do que um cirurgião plástico talentoso, Pitanguy era reconhecido também como médico dedicado a realizar cirurgia. Um dos mais famosos episódios ocorreu no ano de 1961. O cirurgião estava em sua clínica, em Botafogo, e após ouvir sobre o incêndio do Gran Circo Norte-Americano em Niterói tomou uma decisão radical. Ivo pegou sua lancha, atravessou a Baía de Guanabara e se juntou a outros médicos, com o seu grupo de residentes em apoio, para tratar das mais de 500 vítimas do incêndio, em sua maioria crianças.

500x120-CIRURGIA

Até hoje a memória deste ato ecoa nos corredores do Hospital Universitário Antônio Pedro, que naquele momento renascia em meio a uma tragédia pelas mão de grandes médicos dispostos ajudar.

Membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras, Professor titular do Departamento de Cirurgia Plástica da PUC-Rio, Ivo Pitanguy deixou um legado mais de 62 mil cirurgias, centenas de técnicas cirúrgicas e 500 profissionais muito bem formados no Brasil e no mundo.

Na véspera de sua morte, Ivo Pitanguy carregou a tocha Olímpica. Por coincidência da vida, esta foi sua última aparição. A simbologia está além de uma celebridade participando do revezamento dos jogos. Já que ao lembrarmos de Ivo Pitanguy, tal como da chama e da lenda de Prometeu, ficará registrado em nossa memória para sempre o seu legado. E este iluminará e irá inspirar milhares de mortais que através da medicina irão cuidar do bem mais precioso que existe: a vida.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Autor:

bruno-lagoeiro

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.