Jejum de 12h para exames de colesterol não é mais obrigatório

Três entidades médicas brasileiras (Cardiologia, Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e a Análises Clínicas) decidiram pelo fim do jejum de 12h.

A necessidade de fazer jejum antes de exames tem sido muito discutida entre os médicos nas últimas semanas. Agora, três entidades médicas brasileiras (Cardiologia, Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e a Análises Clínicas) decidiram pelo fim do jejum de 12h antes de exames de colesterol.

500x120-amarelo

Laboratórios e clínicas já estão recebendo a notificação sobre o novo posicionamento. A unica exceção são para os pacientes que apresentem concentrações de triglicérides acima de 440 mg/dL ao longo do dia (o normal é de até 175 mg/dL).

Graças aos avanços tecnológicos e modernização dos laboratórios, consumir alimentos antes de exames não interfere mais nos resultados. Além disso, o jejum pode ocultar o risco cardiovascular que seria mostrado no resultado.

O longo período de jejum é uma reclamação constante entre os pacientes, e é um problema grave dos laboratórios, que têm um fluxo muito grande de agendamentos na parte da manhã e muitos horários vagos a tarde.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags