Junho vermelho: tire suas dúvidas e seja doador de sangue

A campanha junho vermelho foi criada pela OMS com o objetivo incentivar e sensibilizar a população sobre a doação de sangue.

No dia 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue e o mês inteiro é dedicado para a conscientização da doação de sangue. A campanha junho vermelho foi criada pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo incentivar e sensibilizar a população desse gesto.

Leia também: Queda na doação de sangue torna-se uma preocupação para o Brasil e o mundo

nursebook-junhover

Por que junho vermelho?

A escolha do mês está relacionada com a chegada inverno e as baixas temperaturas, deixando os estoques dos hemocentros mais baixos. Dados do Ministério da Saúde mostram que 1,8% da população doa sangue com regularidade.

Para saber mais orientações sobre o processo de doação de sangue, consulte o nosso guia prático ilustrado que foi construído com o objetivo de auxiliar nas maiores dúvidas sobre pré-requisitos, impedimentos temporários e definitivos e muito mais. Baixe agora! 

Saiba mais: Anvisa revoga restrição de doação de sangue por homossexuais

Nursebook

Continue acompanhando aqui no Portal Pebmed, no App Nursebook e no Nursebook Web. Se você ainda não baixou, ele está disponível no App Store e na Play Store.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Manual de Orientações para Promoção da Doação Voluntária de Sangue. 1st ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. p152.
  • Ministério da Saúde (BR). Portaria de Consolidação nº5 - Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. p444.

Especialidades