Kiwi para tratamento de constipação intestinal e síndrome do intestino irritável

A constipação intestinal funcional e a síndrome do intestino irritável acometem cerca de 11,7% e 1,3% da população mundial.

Distúrbios funcionais do trato gastrointestinal, denominados de distúrbios da interação-cérebro-intestino, são comuns e associados a grande morbidade. A constipação intestinal funcional e a síndrome do intestino irritável variante constipação (SII-C) acometem cerca de 11,7% e 1,3% da população mundial, respectivamente, pelos critérios de ROMA IV. Previamente, alguns estudos sugeriram que o consumo regular de kiwi verde fresco (Actinidia chinensis var. “Hayward”) poderia ser benéfico no tratamento dessas patologias. Nesse contexto, Gearry e colaboradores realizaram um ensaio clínico multicêntrico para avaliar o efeito do consumo diário de dois kiwis verdes na normalização do hábito intestinal e na melhoria dos sintomas de desconforto gastrointestinal.  

Saiba mais: ESPGHAN 2023: Terapias para tratamento da doença celíaca e constipação intestinal

Kiwi para tratamento de constipação intestinal e síndrome do intestino irritável

Kiwi para tratamento de constipação intestinal e síndrome do intestino irritável

Metodologia 

Trata-se de um estudo prospectivo, randomizado, controlado, simples-cego, cross-over de 16 semanas de duração, realizado em três países (Nova Zelândia, Itália e Japão). Os pacientes foram randomizados para consumo diário de dois kiwis verdes Zespri (A. chinensis var. “Hayward”) sem casca ou 7,5 g de Psyllium e avaliados quanto ao hábito intestinal e sintomas gastrointestinais. Tanto os dois kiwis verdes, quanto o Psyllium forneceram aproximadamente 6g de fibra alimentar.  Após um período inicial de 2 semanas, os participantes completaram um período de quatro semanas com a intervenção alocada, seguido de um período de washout de quatro semanas, após o qual os participantes passaram para a outra intervenção, também consumida por quatro semanas. Houve um período de acompanhamento de duas semanas após a conclusão da intervenção final. Os participantes foram orientados a preencher um recordatório sobre o hábito intestinal, descrevendo seus movimentos intestinais quanto à frequência, completude e espontaneidade da evacuação. 

Foram considerados elegíveis para o estudo: adultos com idade entre 18 e 65 anos, com índice de massa corporal de 18 a 35 kg/m2, com diagnóstico de constipação intestinal funcional ou SII-C conforme definido pelos critérios diagnósticos de Roma III, além de controles saudáveis. Participantes com índice de gravidade de sintomas de SII (IBS-SSI) ≥300 foram excluídos, juntamente com aqueles com sinais de alarme relacionados ao trato gastrointestinal.  

O desfecho primário do estudo foi o número de evacuações espontâneas completas por semana, foi registrado durante todo o período do estudo. A mudança no número de evacuações espontâneas completas registrada na quarta semana da intervenção foi comparada com a do período basal. Para cada intervenção, o valor da linha de base foi definido como o número médio de evacuações espontâneas completas no período inicial de duas semanas antes da primeira intervenção e na semana 4 do período de washout antes da segunda intervenção. Para indivíduos constipados, um aumento de >1 evacuação por semana foi considerado clinicamente relevante. 

Os principais desfechos secundários foram os sintomas gastrointestinais medidos pelo questionário GI symptom rating scale [GSRS]), consistência das fezes (escala de forma de fezes de Bristol) e grau de esforço (escala de 1 a 3). A qualidade de vida associada à SII foi avaliada pelo questionário IBS-QoL, no final de cada período de estudo, juntamente com os módulos apropriados do Rome III Diagnostic Questionnaire for the Adult FGID e questionário Mood State Standard para determinar mudanças no humor. A vitamina C foi utilizada como marcador de aderência ao consumo de Kiwi. Em um subgrupo de pacientes, o tempo de trânsito intestinal foi avaliado por SmartPill (Nova Zelândia e Itália) ou marcador rádio-opaco (Japão). 

Resultados 

Entre 12 de junho de 2014 e 17 de junho de 2017, 184 dos 667 participantes selecionados (63 controles sadios, 60 com constipação intestinal e 61 com SII-C) foram incluídos no estudo. Noventa e dois porcento dos pacientes completaram o estudo. O consumo de kiwis verdes foi associado a um aumento clinicamente significativo no número de evacuações por semana (constipação intestinal = 1,53, P < 0,0001; SII-C; 1,73, P = 0,0003; constipação intestinal + SII-C = 1,69, P < 0.0001).   Após a intervenção com Psyllium, o desfecho primário foi alcançado apenas no grupo SII-C (1,87, P = 0,0051). O consumo diário de kiwis verdes foi associado a uma redução significativa, em comparação ao basal, nos sintomas gastrointestinais para constipação intestinal, SII-C e constipação + SII-C. Já o consumo de Psyllium reduziu de forma significativa os sintomas gastrointestinais apenas no grupo SII-C. No grupo de constipação, o consumo diário de 2 kiwis verdes foi associado ao amolecimento da consistência das fezes, redução do esforço evacuatório e melhora da qualidade de vida em comparação com os valores basais, com resultados significativamente melhores do que o Psyllium para consistência das fezes e esforço evacuatório. Não houve diferença significativa na motilidade gastrointestinal medida pelo SmartPill. Não foram relatados efeitos colaterais graves. 

Leia também: Uso de cápsula vibratória no tratamento da constipação intestinal

Mensagem práticas para casa 

O consumo de dois kiwis verdes por dia está associado a um aumento clinicamente significativo no número de evacuações por semana e na qualidade de vida de pacientes com constipação intestinal e SII-C, além de reduzir o desconforto abdominal, o esforço evacuatório e a consistência das fezes. O uso de Kiwi pode ser recomendado para tratamento de pacientes com constipação intestinal funcional ou SII-C.  

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Gearry R, Fukudo S, Barbara G, Kuhn-Sherlock B, Ansell J, Blatchford P, Eady S, Wallace A, Butts C, Cremon C, Barbaro MR, Pagano I, Okawa Y, Muratubaki T, Okamoto T, Fuda M, Endo Y, Kano M, Kanazawa M, Nakaya N, Nakaya K, Drummond L. Consumption of 2 Green Kiwifruits Daily Improves Constipation and Abdominal Comfort-Results of an International Multicenter Randomized Controlled Trial. Am J Gastroenterol. 2023 Jun 1;118(6):1058-1068. DOI: 10.14309/ajg.0000000000002124

Especialidades