O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.
Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.
O papel dos alimentos no desenvolvimento de acne vulgar ainda é um assunto controverso, mas é uma questão frequente entre os pacientes que sofrem com a doença. Com diversos estudos sobre o assunto, podemos concluir que leite e seus alimentos derivados causam acne?
Em 2002, pesquisadores reascenderam o debate com a observação de que habitantes das Ilhas do Pacífico só desenvolveram acne após adotar uma dieta ocidental. Estudos posteriores mostraram ligações entre acne, dietas com alto índice glicêmico e alto consumo de laticínios.
Pesquisadores americanos realizaram um novo estudo, publicado no Journal of the American Academy of Dermatology, de caso-controlado para investigar a dieta de 120 adolescentes (idades entre 14 e 19 anos) com acne moderada e 105 controlados sem acne. A análise trouxe as seguintes conclusões:
- consumo total de produtos lácteos era ligeiramente maior no grupo com acne;
- consumo de leite com baixo teor de gordura/desnatado foi correlacionado com ter acne (0,61 porções de baixo teor de gordura/desnatado por dia no grupo acne – 0,41 porções de baixo teor de gordura/desnatado por dia no grupo controle, p = 0,01);
- consumo de leite integral não se correlacionou com ter acne;
- os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre acne e o índice glicêmico da dieta; ingestão total de calorias diárias; ingestão de gordura saturada ou trans; carboidratos totais; proteína total; gordura total; ou a porcentagem de calorias provenientes de gordura, proteína ou carboidratos.
O estudo reafirma outros relatórios, que ligam o baixo teor de gordura e ingestão de leite desnatado a uma maior prevalência de acne em adolescentes.
Essa associação modesta entre o consumo de laticínios de baixo teor de gordura e acne não estabelece causalidade. Além disso, as dietas com restrição de laticínios ainda têm de mostrar qualquer benefício clinicamente mensurável na redução da acne.
Veja também: 7 Mitos sobre a Acne passados a limpo
Uma vez que o leite contém uma mistura de ácidos gordos, proteínas e vitaminas A e D, não fica claro se algum desses componentes tem efeito pró-acne. Lembrando que o leite integral parece não ter efeito pró-acne.
Em contraste, a eliminação do leite com baixo teor de gordura/desnatado pode beneficiar alguns adolescentes com acne refratária, mas outros ensaios clínicos são necessários para quantificar esse efeito e trazer à tona os componentes específicos do leite que são responsáveis.
Referências:
- Cordain L, Lindeberg S, Hurtado M, et al. Acne vulgaris: a disease of Western civilization. Arch Dermatol. 2002;138;1584-1590
- Smith RN, Mann NJ, Braue A, Mäkeläinen H, Varigos GA. A low-glycemic-load diet improves symptoms in acne vulgaris patients: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2007;86:107-115
- Adebamowo CA, Spiegelman D, Danby FW, et al. High school dietary dairy intake and teenage acne. J Am Acad Dermatol. 2005;52;207-214
- Does Dairy Cause Acne?. Medscape. Sep 02, 2016.
- Melnik BC, Schmitz G. Role of insulin, insulin-like growth factor-1, hyperglycemic food and milk consumption in the pathogenesis of acne vulgaris. Exp Dermatol. 2009;18:833-841
Seu comentário será analisado e publicado em breve, se estiver em conformidade com os nossos Termos de Uso.