Leia mais:
Leia mais:
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Ceratite infecciosa e lentes de contato: O que precisamos saber?
A complicada relação entre obesidade, doença grave e infecção

Lavar as mãos com álcool ou antimicrobianos? Diretriz da OMS responde

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No final do ano passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou sua diretriz de redução do risco de infecção de sítio cirúrgico, recomendando um conjunto de boas práticas a serem adotadas pelas equipes de saúde. Entre as orientações, está o cuidado com o preparo das mãos para uma cirurgia.

Segundo o guideline da OMS, a lavagem das mãos antes da cirurgia pode ser feito com antimicrobianos (clorexedina, PVP-I, etc) ou solução alcoólica (gel, espuma, etc). Ambos os métodos são equivalentes. A recomendação foi classificada como forte, baseada em evidências de qualidade moderada.

Essa recomendação deixou alguns médicos se perguntando se não existe mesmo nenhuma diferença entre fazer a higiene das mãos com um produto à base de álcool ou com antimicrobiano.

Para chegar a essas conclusões, a OMS analisou três ensaios clínicos randomizados que compararam as duas soluções e mostraram que o benefício entre elas é o mesmo. Ou seja, para prevenir infecção de sítio cirúrgico, ambas são igualmente eficazes.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Para entender essa recomendação, dois conceitos importantes devem ser lembrados:

  • Apesar das soluções alcoólicas diminuírem o volume de colônia de bactérias nas mãos, não há evidências sobre a diminuição da infecção de sítio cirúrgico
  • Apesar das soluções antimicrobianas terem um efeito residual mais persistente, não há evidências sobre a diminuição da infecção de sítio cirúrgico

Veja também: ‘Bactéria pode ser transferida da luva para as superfícies’

Portanto, para o preparo de mãos para uma cirurgia, tanto faz utilizar um produto à base de álcool ou um produto com antimicrobiano. Nenhuma das substâncias se mostrou superior em prevenir infecção de sítio cirúrgico.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar