O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.
Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.
Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
No final do ano passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou sua diretriz de redução do risco de infecção de sítio cirúrgico, recomendando um conjunto de boas práticas a serem adotadas pelas equipes de saúde. Entre as orientações, está o cuidado com o preparo das mãos para uma cirurgia.
Segundo o guideline da OMS, a lavagem das mãos antes da cirurgia pode ser feito com antimicrobianos (clorexedina, PVP-I, etc) ou solução alcoólica (gel, espuma, etc). Ambos os métodos são equivalentes. A recomendação foi classificada como forte, baseada em evidências de qualidade moderada.
Essa recomendação deixou alguns médicos se perguntando se não existe mesmo nenhuma diferença entre fazer a higiene das mãos com um produto à base de álcool ou com antimicrobiano.
Para chegar a essas conclusões, a OMS analisou três ensaios clínicos randomizados que compararam as duas soluções e mostraram que o benefício entre elas é o mesmo. Ou seja, para prevenir infecção de sítio cirúrgico, ambas são igualmente eficazes.
Para entender essa recomendação, dois conceitos importantes devem ser lembrados:
- Apesar das soluções alcoólicas diminuírem o volume de colônia de bactérias nas mãos, não há evidências sobre a diminuição da infecção de sítio cirúrgico
- Apesar das soluções antimicrobianas terem um efeito residual mais persistente, não há evidências sobre a diminuição da infecção de sítio cirúrgico
Veja também: ‘Bactéria pode ser transferida da luva para as superfícies’
Portanto, para o preparo de mãos para uma cirurgia, tanto faz utilizar um produto à base de álcool ou um produto com antimicrobiano. Nenhuma das substâncias se mostrou superior em prevenir infecção de sítio cirúrgico.
Referências:
Autor(a):
Seu comentário será analisado e publicado em breve, se estiver em conformidade com os nossos Termos de Uso.