Leis sobre a maconha medicinal contribuem para o aumento do consumo ilícito?

Pouco se sabe sobre as leis de maconha medicinal e o consumo ilícito ou transtornos de uso de maconha ao longo do tempo. Um estudo analisou essa questão.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Nos últimos 20 anos, leis e atitudes em relação à cannabis (maconha) têm apresentado alterações. Em novembro de 2016, 28 estados dos Estados Unidos legalizaram o uso da maconha medicinal. Pouco se sabe sobre as leis de maconha medicinal e o consumo ilícito ou transtornos de uso de maconha ao longo do tempo.

Um estudo recentemente publicado no JAMA Psychiatry mostrou que as leis sobre a maconha medicinal parecem ter contribuído para o aumento da prevalência do consumo ilícito de maconha e de transtornos relacionados ao seu uso.

Veja também: ‘Legalização da maconha nos EUA e aconselhamento de pais e adolescentes’

Nesta análise, utilizando os dados coletados das autoridades da área de saúde dos EUA de 118.497 participantes em 1991-1992, 2001-2002 e 2012-2013, o risco de consumo de cannabis e de transtornos relacionais ao consumo de cannabis aumentou nos estados que aprovaram leis de maconha medicinal em comparação com os estados que não aprovaram.

E mais: ‘Cannabis: os bons e maus efeitos da maconha’

Entre 1991 e 2013, o consumo da cannabis aumentou 2,2% nos estados que continua sendo completamente ilegal, enquanto nos estados que legalizaram de alguma forma houve um aumento de quase 4,0%.

Durante todo o período, as prevalências preditas de uso ilícito e distúrbios aumentaram em um maior grau nos estados que aprovaram o uso da maconha medicinal quando comparado aos outros estados. As leis de maconha medicinal podem beneficiar alguns problemas de saúde. No entanto, destaca-se que as mudanças nas leis estaduais (médicas ou recreativas) podem também ter consequências adversas para a saúde pública.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referência:

  • Hasin DS, Sarvet AL, Cerdá M, Keyes KM, Stohl M, Galea S, Wall MM. US Adult Illicit Cannabis Use, Cannabis Use Disorder, and Medical Marijuana Laws1991-1992 to 2012-2013. JAMA Psychiatry. Published online April 26, 2017. doi:10.1001/jamapsychiatry.2017.0724

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags