Leite materno com anticorpos contra Covid-19 é produzido após lactantes serem vacinadas

Um artigo mostrou evidências de que gestantes que tomaram a vacina contra Covid-19 produziram leite materno com anticorpos. Saiba mais.

Um artigo publicado no último dia 12 de abril mostrou evidências científicas de que mulheres lactantes que tomaram a vacina contra Covid-19 produziram leite materno com anticorpos contra a doença. 

Leite materno com anticorpos contra Covid-19

O estudo

Um estudo de coorte prospectivo realizado em Israel em dezembro 2020 e janeiro 2021, recrutou 84 mulheres que estavam em aleitamento materno de maneira exclusiva ou não, que eram profissionais de saúde e haviam recebido duas doses da vacina Pfizer-BioNTech, com 21 dias de intervalo entre elas. 

Amostras de leite materno foram coletadas em todas as lactantes, da seguinte maneira, totalizando 504 amostras para análise:

  • Antes da administração da vacina;
  • uma vez por semana, por um período de seis semanas, começando na semana 2 após a administração da primeira dose da vacina;

As análises clínicas identificaram um aumento de anticorpos do tipo IgA específicos anti-SARS-CoV-2 entre a 2ª semana e a 4ª semana, respectivamente 2 semanas após a primeira dose e 1 semana após a segunda dose.  

Os anticorpos IgG específicos anti-SARS-CoV-2, começaram a apresentar níveis crescentes após a 4ª semana, e na 6ª semana, 97% das amostras eram positivas para a presença da proteína. 

Leia também: Ministério da Saúde retira grávidas sem comorbidades do grupo de vacinação contra a Covid-19

A reação adversa mais comum relacionada à vacina foi dor no local da aplicação. Reações mais graves não foram relatadas. Em relação aos bebês, 4 apresentaram febre e quadros com sintomas respiratórios. Em 3 bebês, os sintomas se resolveram espontaneamente, entretanto em um bebê foi iniciado a antibioticoterapia. 

Considerações

Os resultados sugerem fortes evidências de que os anticorpos produzidos após a vacinação e transmitidos através do leite materno, conferem proteção aos bebês.  O estudo também correlacionou os achados com outros estudos que apresentaram resultados semelhantes, no que tange aos anticorpos, em mulheres que obtiveram a doença Covid-19

Referência bibliográfica:

  • Perl SH, Uzan-Yulzari A, Klainer H, et al. SARS-CoV-2–Specific Antibodies in Breast Milk After COVID-19 Vaccination of Breastfeeding Women. JAMA. 2021;325(19):2013–2014. doi: 10.1001/jama.2021.5782

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.