Leia mais:
Leia mais:
Diabetes Mellitus tipo 1 na criança: cuidados e pontos de atenção para a família
Diabetes é fator de risco para progressão de insuficiência cardíaca?
Highlights do ADA 2022 [podcast]
ADA 2022: OmniPod 5, a era da bomba de insulina semiautomática
ADA 2022: agonistas de GLP-1 e a redução de risco de AVC

Lentes de contato medidoras de glicemia: um novo olhar sobre o DM?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Dados da OMS mostram que o diabetes melittus (DM) tem crescido no mundo. Em 1980, a doença estava presente em 108 milhões de pessoas, já em 2014, esse número chegou a 422 milhões. No Brasil, pelo Sistema Vigitel*, entre 2006 e 2016, o número de diagnósticos cresceu 62%. Um dos pilares do tratamento do diabetes é o controle estrito da glicemia, em geral, com múltiplas medições diárias que são feitas com picadas de agulha nos dedos.

Pensando no desconforto deste processo, está em desenvolvimento um modelo de lentes de contato inteligentes, capazes de monitorizar em tempo real a glicemia dos pacientes. Cientistas sul coreanos testaram com sucesso as lentes em coelhos e publicaram os resultados na revista Science Advances. Não é a primeira vez que isso foi proposto. No final de 2014, a Google anunciou que estava trabalhando em uma lente de contato desse tipo, mas não se tem notícias recentes sobre o andamento do projeto.

As lentes funcionam com a integração de sensores de glicose, circuitos de transferência de energia sem fio e pixels de exibição para visualizar sinais de detecção, usando nanoestruturas transparentes e flexíveis capazes de medir a glicemia. Este mecanismo eliminaria a necessidade de equipamentos de medição adicionais e volumosos, além de não atrapalhar a visão do indivíduo.

Certamente, essas lentes ajudariam no aumento da aderência ao tratamento e, consequentemente, uma redução das complicações a curto e longo prazo da doença. Mas segure suas lágrimas de alegria! As lentes ainda não foram testadas em seres humanos, então ainda há um longo caminho para chegada delas no mercado. A PEBMED certamente ficará de olho nas novidades sobre o assunto!

*Vigitel: Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

 

 

 

 

Referências:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.