Leronlimabe: Anvisa autoriza novo estudo com anticorpo monoclonal para Covid-19

A Anvisa aprovou o início de mais um ensaio clínico avaliando tratamento para Covid-19. Desta vez, para o anticorpo monoclonal leronlimabe.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última terça-feira, 3, o início de mais um ensaio clínico avaliando tratamento para pneumonia causada pela Covid-19. Desta vez, o medicamento avaliado será o anticorpo monoclonal leronlimabe para pacientes com doença moderada.

O estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo avaliará a eficácia e a segurança do fármaco em junto do tratamento padrão para pacientes hospitalizados, mas que não necessitam de ventilação mecânica ou oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO).

Um outro estudo com o anticorpo, desta vez para pacientes graves, ainda está em fase de autorização.

imagem do coronavírus causador da Covid-19

Leronlimabe

O leronlimabe é um anticorpo monoclonal, produzido pela CytoDyn Inc., sediada nos Estados Unidos, e representada pela Biomm S.A. no Brasil, que atua como um inibidor competitivo, bloqueando a infecção das células.

Dois estudos iniciais foram conduzidos nos Estados Unidos: um menor, com 86 pacientes, intitulado CD10, avaliando o efeito de leronlimabe na doença leve a moderada, e um maior, CD12, que incluiu 394 pacientes com sintomas graves de doenças respiratórias associadas à Covid-19.

Segundo os resultados apresentados pela empresa e divulgados pela Food and Drug Administration (FDA), nenhum dos dois ensaios apresentou relevância estatística na melhora de sintomas ou mortalidade entre o grupo intervenção e o placebo. No estudo CD12, a mortalidade foi de 20,5% no tratamento com leronlimabe e 21,6% no tratamento com placebo; o tempo médio de hospitalização foi igual em ambos (21,4 dias).

Leia também: Rituximabe e Covid-19: pacientes recebendo anticorpo monoclonal têm pior prognóstico?

Apesar disso, a empresa relatou benefícios do anticorpo em alguns subgrupos analisados e, mesmo não tendo chegado a ter significância, novos estudos serão realizados para uma análise com mais participantes.

Tratamentos para Covid-19

Apesar de a pandemia estar acontecendo há mais de um ano e meio, poucos medicamentos demonstraram benefícios no tratamento da Covid-19. Entre eles, os corticoides apresentam o maior consenso até o momento, mas apenas para pacientes que necessitam de oxigênio suplementar.

No Brasil, a Anvisa já aprovou três indicações para tratamento da infecção: o remdesivir, também aprovado pela FDA, mas não recomendado oficialmente pela Organização Mundial da Saúde; e as combinações dos anticorpos monoclonais casirivimabe + imdevimabe (REGN-COV2) e banlanivimabe + etesevimabe, de forma emergencial.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.