Leucemia mieloide aguda: FDA aprova duas novas terapias para a doença

A FDA aprovou duas técnicas para tratamento da leucemia mieloide aguda. Uma é para idosos que não podem receber quimioterapia e outra para adultos com mutações genéticas. Conheça:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Caracterizada pela proliferação clonal e consequente acúmulo de blasto na medula óssea, o que contribui para a falência medular, a leucemia mieloide aguda (LMA) é uma doença que acomete geralmente os adultos, principalmente  os indivíduos com mais de 65 anos. Uma das abordagens terapêuticas, a depender do subtipo da LMA, inclui hidroxiureia para citorredução antes do início da indução de remissão, logo após é indicado o tratamento quimioterápico, que consiste em duas fases: indução de remissão e consolidação.

câncer

Tratamentos contra leucemia mieloide aguda aprovados pela FDA

A Foods and Drugs Administration (FDA) aprovou recentemente duas novas técnicas para o tratamento da LMA. A primeira é indicada para pacientes idosos com mais de 75 anos que se encontram impossibilitados de receber quimioterapia devido à idade avançada; o segundo método é orientado para pacientes com determinado tipo de mutação no gene FLT3.

O daurismo é um fármaco administrado em combinação com baixas doses de citarabina, um tipo de quimioterápico usado no tratamento de pacientes recém-diagnosticados com LMA. O medicamento é indicado para idosos que não suportariam uma quimioterapia padrão por causa do alto índice de toxicidade ou àqueles com comorbidades que impossibilitariam o tratamento usual. Nestes pacientes, a taxa de sobrevivência no período de cinco anos é entre 3% e 8%. Entre os mais jovens a taxa está em torno dos 50%.

Leia mais: 1ª terapia genética para tratar leucemia linfoblástica aguda é aprovada

A FDA aprovou também o gilteritinib, um inibidor da tirosina quinase do receptor AXL, para o tratamento de pacientes adultos refratários com mutações no gene FLT3, uma das formas mais comuns de mutação. A alteração genética ocorre em cerca de 25% a 30% dos pacientes com leucemia mieloide aguda, o que pode resultar em uma maior agressividade da doença e maior risco de reincidência.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades