Leucemia mieloide crônica atípica: como diferenciar das doenças mieloproliferativas Philadelphia-negativo?

Pela classificação da OMS, a leucemia mieloide crônica se enquadra na categoria de neoplasias mielodisplásicas/mieloproliferativas (overlap).

A leucemia mieloide crônica (LMC) corresponde a uma neoplasia mieloproliferativa caracterizada por proliferação desregulada de granulócitos, predominantemente neutrófilos. A fusão dos genes BCR (localizado no cromossomo 22) e ABL (no cromossomo 9) resulta no gene de fusão BCR-ABL e na consequente produção da proteína tirosina-quinase BCR-ABL. A translocação entre os cromossomos envolvidos, t(9;22), é chamada de cromossomo Philadelphia (Ph), e a mutação genética leva ao aumento da proliferação dos granulócitos, porém sem perda da capacidade de diferenciação.

A LMC atípica é rara e, apesar do nome, representa uma entidade distinta da LMC. Pela classificação da Organização Mundial da Saúde, ela se enquadra na categoria de neoplasias mielodisplásicas/ mieloproliferativas (overlap). Na maioria dos casos, a doença tem curso agressivo, com alta taxa de transformação para leucemia aguda. Um adequado diagnóstico diferencial é fundamental para definição prognóstica e terapêutica.

Leucemia mieloide crônica

Critérios diagnósticos

Por conta da raridade da doença, seu diagnóstico depende de alta suspeição clínica. O quadro clínico-laboratorial é marcado por aspectos relacionados à mieloproliferação, como leucocitose e esplenomegalia, e à mielodisplasia, particularmente na linhagem granulocítica. Por definição, a leucometria é maior que 13.000/mm³, com, pelo menos, 10% de granulócitos imaturos no sangue periférico (promielócitos, mielócitos e metamielócitos).

Não há monocitose nem basofilia, e a contagem de blastos é menor que 20% no sangue periférico e na medula óssea. À hematoscopia, observa-se importante displasia granulocítica. Pode haver hipo (anomalia pseudo-Pelger-Huet) ou hipersegmentação nuclear. O citoplasma apresenta granulação ausente ou de distribuição anormal. Em mais de 50% dos casos, há também displasia eritroide, e pode haver displasia megacariocítica. A medula óssea é hipercelular.

A contagem de monócitos < 10% no sangue periférico é um importante critério para diferenciação com a leucemia mielomonocítica crônica. Em relação à leucemia neutrofílica crônica, a leucometria costuma ser mais elevada, e o percentual de granulócitos imaturos é menor que 10%.

A análise citogenética, apesar de não revelar o cromossomo Philadelphia, mostra anormalidades em aproximadamente metade dos pacientes. No entanto, nenhuma alteração cariotípica é específica da LMC atípica. A pesquisa de BCR-ABL é sempre negativa.

Principais diagnósticos diferenciais

Para diagnóstico diferencial com outras neoplasias mieloproliferativas e outras neoplasias mielodisplásicas/ mieloproliferativas, recomenda-se a pesquisa de outros marcadores. Por exemplo, a presença de JAK2, CALR e/ou MPL sugere doenças mieloproliferativas (policitemia vera, trombocitemia essencial, mielofibrose primária), enquanto que a evidência de CSF3R, especialmente com mínima ou nenhuma displasia, sugere leucemia neutrofílica crônica.

Referência bibliográfica:

  • Sadigh, Sam, Robert P. Hasserjian, and Gabriela Hobbs. “Distinguishing atypical chronic myeloid leukemia from other Philadelphia-negative chronic myeloproliferative neoplasms.” Current Opinion in Hematology 27.2 (2020): 122-127.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.