Lidocaína: pesquisadores testam novo método para diminuição da dor

Pesquisadores realizaram uma pesquisa para testar um novo método para a diminuição da dor, que consiste na administração da lidocaína na superfície da pele.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A lidocaína é um anestésico usado como plano B no tratamento da arritimia cardíaca (conforme diretrizes da ESC 2018) e na diminuição de dor local. No entanto, o uso do medicamento aumenta a sensibilidade do paciente na injeção, causando dor durante a aplicação. Uma nova técnica está em fase de testes para a diminuição da percepção de dor no procedimento médico.

lidocaína

Método alternativo de aplicação da lidocaína

Pesquisadores da Universidade de Chicago realizaram uma pesquisa para testar um novo método para a diminuição da dor, que consiste na administração da lidocaína diretamente na pele do paciente antes de aplicar a injeção subcutânea. O objetivo deste procedimento era avaliar se haveria aumento ou diminuição da sensibilidade ao toque na superfície epitelial. O levantamento foi realizado entre 2011 e 2015 e publicado no periódico Chest Journal em outubro de 2018.

Leia mais: Lidocaína tópica reduz a dor na vacinação de crianças?

O estudo randômico, duplo-cego, contou com 481 participantes que foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Todos os indivíduos receberam uma injeção de 1% de cloridrato de lidocaína. Antes da injeção, o primeiro grupo recebeu de 1 a 2 ml de lidocaína aplicada diretamente na pele (n=244), já o segundo não recebeu a medicação subcutaneamente (n=237). Os níveis de dor foram verificados com a Escala Visual Analógica (VAS), que varia de 0 a 100 mm.

Resultados

Os desfechos primários observados foram a diminuição da dor durante o procedimento médico. Os resultados na escala VAS foram mais positivos no primeiro grupo do que no segundo (12,2 ± 19,4 mm vs 16,6 ± 24,8 mm; P = 0,03).

Escores na escala de dor primária foram aprimorados após inserção periférica de cateteres venosos centrais nos pacientes dos dois grupos, mas a escala VAS ainda foi superior no primeiro grupo em relação ao segundo (12,2 ± 18,2 mm vs 18,8 ± 25,6 ;P = 0,02).

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Patel BK, Wendlandt BN, Wolfe KS, Patel SB, Doman E, Pohlman AS, Hall JB, Kress JP, Comparison of Two Lidocaine Administration Techniques on Perceived Pain from Bedside Procedures: A Randomized Clinical Trial, CHEST (2018), doi: 10.1016/j.chest.2018.04.018.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.