Lítio na água pode proteger contra demência!

Em novo artigo, publicado no JAMA Psychiatry, pesquisadores investigaram se a incidência de demência na população geral varia com exposição prolongada a micro-níveis de lítio na água potável.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Estudos preliminares sugerem que níveis subterapêuticos de lítio podem influenciar a cognição humana. Em novo artigo, publicado no JAMA Psychiatry, pesquisadores investigaram se a incidência de demência na população geral varia com exposição prolongada a micro-níveis de lítio na água potável.

Dados dos registros de pacientes dinamarqueses foram utilizados para relacionar 74 mil pessoas (idades entre 50-90 anos) com diagnóstico de demência e 730 mil controles sem demência. A exposição ao lítio na água potável foi estimada com base na residência do indivíduo de 1986 a 2013.

O desfecho primário estabelecido foi um diagnóstico de demência, e os secundários foram diagnósticos de doença de Alzheimer e demência vascular.

Veja também: ‘Lítio versus valproato na prevenção de suicídio’

A exposição ao lítio foi significativamente diferente entre os pacientes com diagnóstico de demência (mediana = 11,5 μg / L, intervalo interquartil = 6,5-14,9 μg / L) e seus respectivos controles (mediana = 12,2 μg / L, intervalo interquartil = 7,3-16,0 μg / L; P <0,001). Foi observada uma associação não linear.

Em comparação com os indivíduos expostos a 2 a 5 μg / L, a taxa de incidência (IRR) da demência foi menor nos indivíduos expostos a mais de 15 μg / L (IRR = 0,83; IC de 95%: 0,81-0,85; P <0,001 ) e 10,1 a 15 μg / L (IRR = 0,98; IC de 95%: 0,96-1,01; P = 0,17) e maior com 5,1 a 10 μg / L (IRR = 1,22; IC de 95%: 1,19-1,25; P < .001). Padrões similares foram encontrados com a doença de Alzheimer e demência vascular.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o aumento a longo prazo da exposição ao lítio na água potável pode estar associado a uma menor incidência de demência de forma não linear. Um possível mecanismo é a inibição do lítio a um enzima que afeta a produção de amiloide A.

E mais: ‘Consumo de bebida ‘diet’ aumenta risco de AVC e demência?’

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Referências:

  • Kessing LV, Gerds TA, Knudsen NN, Jørgensen LF, Kristiansen SM, Voutchkova D, Ernstsen V, Schullehner J, Hansen B, Andersen PK, Ersbøll AK. Association of Lithium in Drinking Water With the Incidence of Dementia. JAMA Psychiatry. Published online August 23, 2017. doi:10.1001/jamapsychiatry.2017.2362

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades