Lombalgia aguda: prescrição de relaxante muscular melhora quadro álgico?

A lombalgia aguda é uma afecção frequente na população adulta jovem e pode ser definida como o quadro de dor na região lombar por até quatro semanas.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A lombalgia aguda é uma afecção frequente na população adulta jovem e pode ser definida como o quadro de dor na região lombar por até quatro semanas. Embora muitos casos de lombalgia aguda se resolvem espontaneamente, em algumas situações faz-se necessário a prescrição de medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) para o controle do quadro de dor e melhora da funcionalidade. Entretanto, na literatura atual existem contradições sobre a necessidade ou não da utilização dos AINEs associados com relaxante muscular.

Leia maisLombalgia: atualização sobre o manejo de pacientes com dor lombar

Então fica-se a pergunta: será que a associação dos medicamentos promove melhor resultado nos casos de lombalgia aguda? Recente estudo publicado por Benjamin Friedman e cols (2019) comparou os resultados funcionais e na redução do quadro de dor em pacientes com lombalgia aguda que foram submetidos a utilização de uma semana de ibuprofeno associado ao placebo versus ibuprofeno associado a 1 de 3 relaxantes musculares: baclofeno, metaxalona e tizanidina.

lombalgia

Lombalgia x relaxante muscular

O estudo realizado foi realizado em pacientes (n=320) com lombalgia há menos de duas semanas e sem radiculopatia. Os pacientes foram randomizados em quatro regimes de medicação da seguinte forma: grupo Placebo recebeu ibuprofeno (600mg) associado ao placebo por via oral a cada 8 horas; grupo Baclofen recebeu ibuprofeno (600mg) associado ao baclofen (10 a 20 mg) por via oral a cada 8 horas; grupo Metaxalona recebeu ibuprofeno (600mg) associado a metaxalona (400 a 800 mg) por via oral a cada 8 horas; e grupo Tizanidina recebeu ibuprofeno (600mg) associado a tizanidina (2 a 4 mg) oralmente a cada 8 horas. Os participantes foram instruídos a tomar 1 ou 2 dessas cápsulas 3 vezes ao dia como necessário.

Todos os participantes receberam uma sessão educacional de 10 minutos e foi aplicado o questionário de Questionário Roland-Morris para verificar o grau de incapacidade, como desfecho primário e avaliaram a intensidade da dor (leve/moderada/intensa), como desfecho secundário. Os resultados do estudo demonstraram que após uma semana de medicação, os pacientes do grupo Placebo melhoraram em 11,1 pontos, o grupo Baclofen melhorou em 10,6 pontos, o grupo Metaxalona melhorou em 10,1 pontos e o grupo Tizanidina melhorou em 11,2 pontos para o questionário de incapacidade.

Resultados

Os resultados para a intensidade da dor demonstraram que após uma semana de follow-up, 30% dos pacientes do grupo Placebo relataram dor lombar moderada a grave versus 33% dos pacientes do grupo Baclofen, 37% dos pacientes do grupo Metaxalona e 33% dos pacientes do grupo Tizanidina. Diante dos resultados, os autores concluíram que a adição de baclofeno, metaxalona ou tizanidina ao ibuprofeno não parece melhorar a funcionalidade ou o quadro de dor quando comparado com o placebo associado ao ibuprofeno nos quadros de lombalgia aguda.

 

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Qaseem A, Wilt TJ, McLean RM, Forciea MA. Clinical Guidelines Committee of the American College of Physicians. Noninvasive Treatments for Acute, Subacute, and Chronic Low Back Pain: A Clinical Practice Guideline From the American College of Physicians. Ann Intern Med. 2017;166(7):514-530.
  • Friedman BW, Irizarry E, Solorzano C, Zias E, Pearlman S, Wollowitz A, Jones MP, Shah PD, Gallagher EJ. A Randomized, Placebo-Controlled Trial of Ibuprofen Plus Metaxalone, Tizanidine, or Baclofen for Acute Low Back Pain. Ann Emerg Med. 2019 Apr 5. pii: S0196-0644(19)30139-8.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags