Lúpus eritematoso sistêmico em pacientes com púrpura trombocitopênica idiopática?

A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) pode ser secundária a diversas doenças, incluindo o lúpus eritematoso sistêmico (LES).

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é uma doença hematológica que cursa com redução nos níveis séricos de plaquetas com número normal ou aumentado de megacariócitos na medula óssea. A PTI pode ser secundária a diversas doenças, incluindo o lúpus eritematoso sistêmico (LES).

Leia também: ACR 2020: lúpus eritematoso sistêmico e síndrome antifosfolípide

Paciente com púrpura trombocitopênica idiopática sendo atendido

Estudo recente

Zhu et al desenvolveram um estudo de coorte retrospectiva para avaliar o risco de ocorrência LES incidente em pacientes com PTI recém-diagnosticada. Os dados desses pacientes foram obtidos do National Health Insurance Reserach Database (NHIRD), uma agência que coleta dados de saúde de mais de 99% da população de Taiwan.

Dos 993.161 pacientes avaliados, foram identificados e incluídos 723 pacientes com PTI. A partir daí, foram selecionados controles não PTI na proporção de 1:20 (14.460 pacientes). Desses 14.460 pacientes, 1.336 foram incluídos no pareamento de escore de propensão (pareados com 668 pacientes com PTI). A estimativa do risco foi feita através da comparação da taxa de desenvolvimento de LES incidente ao longo do acompanhamento, nos dois grupos obtidos.

Saiba mais: Anifrolumabe pode ser eficaz no lúpus eritematoso sistêmico?

O tempo médio de seguimento dos pacientes foi de 80 meses. A taxa de desenvolvimento de LES no grupo de PTI foi de 4,7% vs. 0,19% no grupo não PTI. Isso corresponde a um risco relativo de 25,1 (IC95% 13,7-46,0). Os principais fatores de risco identificados para o desenvolvimento de LES foram: sexo feminino e presença de síndrome de Sjögren. O resultado também se manteve após o pareamento por escore de propensão (RR 17,4, IC 95% 5,28-57,4).

Comentário

Apesar de já termos a ideia de que a púrpura trombocitopênica idiopática pode ser uma possível manifestação precoce do LES, esse estudo é importante, pois ele quantifica o risco de desenvolvimento de LES incidente em pacientes com PTI. Isso reforça a necessidade de acompanhamento desses pacientes com foco no desenvolvimento do LES, especialmente nas pacientes do sexo feminino e portadoras de síndrome de Sjögren.

As limitações desse estudo são intrínsecas ao seu desenho (coorte retrospectiva).

Referências bibliográficas:

  • Zhu F-X, Huang J-Y, Ye Z, et al. Risk of systemic lupus erythematosus in patients with idiopathic thrombocytopenic purpura: a population-based cohort study. Ann Rheum Dis. 2020;79:793-9. doi: 1136/annrheumdis-2020-218128
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades