Luto perinatal e Covid-19: quais são os cuidados de enfermagem?

Os enfermeiros, desempenham um papel relevante na prevenção e suporte ao luto perinatal, principalmente em tempos de Covid-19.

A morte perinatal é compreendida como o falecimento fetal, a partir de  22 semanas (natimorto) e neonatal, até 28 dias de vida do recém-nascido.  Dentre as principais causas, estão o diabetes mellitus gestacional, pré eclâmpsia, e mais recentemente, as infecções maternas pelo coronavírus  SARS-CoV-2. Em revisão sistemática e metanálise realizada em 2021,  observa-se que o número de natimortos e, consequentemente, do luto perinatal, na pandemia aumentou,  principalmente em países de média e baixa renda.  

Os enfermeiros, desempenham um papel relevante na prevenção e suporte ao luto perinatal, principalmente em tempos de Covid-19.

Luto perinatal

Nesse contexto, os enfermeiros, presentes desde o acompanhamento do pré-natal, desempenham um papel relevante na prevenção e suporte ao  luto perinatal. No entanto, encontram dificuldades para o planejamento do cuidado  diante dessas situações. Na perspectiva das taxonomias e classificações de  enfermagem, diagnósticos de enfermagem como pesar complicado e risco de  pesar complicado, presente na NANDA International; e processo de luto  familiar, processo de luto, e processo de luto disfuncional, na Classificação  Internacional para Prática de Enfermagem (CIPE®), representam possíveis respostas humanas frente ao luto perinatal.  

Diante de tais julgamentos clínicos, os enfermeiros têm utilizado ao longo  do tempo intervenções como: cuidados na interrupção da gravidez, que  incluem o preparo físico e psicológico, administração de medicamentos,  conforme necessário, fornecimento de orientações sobre a reação de luto, e  monitorização dos sinais vitais e clínica-obstétrica; e apoio a expressão de luto,  por meio da escuta ativa e qualificada. 

Contudo, especificamente nos casos de Covid-19, os enfermeiros devem buscar constantemente atualizações de intervenções seguras e  eficazes, para além desses cuidados, focando principalmente na prevenção da  mortalidade perinatal. Dentre os cuidados, estão o isolamento de contatos suspeitos e confirmados para Covid-19, higienização das mãos,  distanciamento social, e a vacinação. 

Atualmente, as vacinas disponíveis no Brasil são a Sinovac/Butantan,  Astrazeneca/Oxford, e Pfizer/BioNTech. As mesmas utilizam a tecnologia de  vírus inativado, vetor viral recombinante, e RNA mensageiro, respectivamente.

No entanto, temporariamente, está suspensa a administração da Astrazeneca em gestantes e puérperas. Além disso, a Nota Técnica nº 651/2021- CGPNI/DEIDT/SVS/MS, de 19/05/2021, prevê a continuidade da vacinação em  gestantes com comorbidades, e a interrupção da vacinação em gestantes sem comorbidades. 

As comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, na Nota  Técnica Nº 1/2021 – DAPES/SAPS/MS, de 15/03/2021, são: diabetes,  hipertensão arterial crônica, obesidade (IMC≥30 Kg/m2), doença  cardiovascular, asma brônquica, imunossupressão, transplantadas, doenças  renais crônicas, e doenças autoimunes. As puérperas e lactantes enquadradas  nesses grupos também devem ser vacinadas, e a amamentação deve ser  incentivada. 

Ressalta-se que as gestantes e puérperas devem ser esclarecidas sobre  as limitações do conhecimento sobre a temática. Dessa forma, a orientação  clara do enfermeiro a gestante, com a exposição dos riscos e benefícios do  imunizante deve subsidiar a escolha livre e informada da mulher para vacinação. E diante de qualquer evento adverso pós-vacinação, o profissional  deve notificá-lo pelo e-SUS Notifica.  

Referências bibliográficas

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de  Ações Programáticas Estratégicas. Nota Técnica Nº 1/2021 – DAPES/SAPS/MS.  Recomendações referentes à administração de vacinas Covid-19 em gestantes, puérperas e  lactantes, incluindo os esclarecimentos que devem ser fornecidos para tomada de decisão. 15  mar. 2021. 
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de  Imunização e Doenças Transmissíveis. Coordenação-Geral do Programa Nacional de  Imunizações. Nota Técnica nº 651/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS. Retificação à Nota Técnica nº  627/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS referente à suspensão temporária da vacinação contra a  covid-19 com a vacina AstraZeneca/Oxford em gestantes e puérperas; interrupção da  vacinação contra a covid-19 em gestantes sem comorbidades e continuidade da vacinação  contra a covid-19 em gestantes com comorbidades. 19 mai.2021. 
  • CHMIELEWSKA, B.; et al. Effects of the COVID-19 pandemic on maternal and perinatal  outcomes: a systematic review and meta-analysis. The Lancet, v. 9, p. E759-E772, 2021.  Disponível em: <https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(21)00079- 6/fulltext#%20>. Acesso em: 18 de junho de 2021.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades