Maior atenção e cuidado na hora de prescrever fluoroquinolonas

As fluoroquinolonas são um grupo de antibióticos altamente utilizados na prática clínica, principalmente para o tratamento das infecções pulmonares e do aparelho geniturinário. Conhecido também são seus efeitos colaterais e os riscos envolvidos no uso destes antibióticos. Recentemente o FDA (Food Drug Administration), principal agência de regulamentação alimentar e de medicamentos dos EUA, através do …

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

As fluoroquinolonas são um grupo de antibióticos altamente utilizados na prática clínica, principalmente para o tratamento das infecções pulmonares e do aparelho geniturinário. Conhecido também são seus efeitos colaterais e os riscos envolvidos no uso destes antibióticos.

Recentemente o FDA (Food Drug Administration), principal agência de regulamentação alimentar e de medicamentos dos EUA, através do seu comitê de controle de antimicrobianos, reuniu-se para debater o uso de fluoroquinolonas no tratamento de 3 patologias muito comuns: Sinusite bacteriana, Descompensação Bacteriana de Bronquite Crônica – DPOC (DBBC-DPOC) e Infecção urinária não complicada.

As fluoroquinolonas aprovadas para o tratamento destas doenças são de uso muito comum. Estão entre elas o ciprofloxacino, levofloxacino, moxifloxacino, ofloxacino e gemifloxacino.

A grande questão debatida pelo comitê é o fato de que nos últimos anos houe um aumento no número de pacientes que relataram efeitos colaterais com o uso destes antimicrobianos. Os principais efeitos colaterais descritos são: tendinite, ruptura de tendões, efeitos nos sistema nervoso central, neuropatia periférica, miastenia gravis, prolongamento do QT e torsade de pointes.

O aumento na ocorrência de efeitos colaterais e o uso indiscriminado destes medicamentos em infecções recorrentes fez com que o FDA refletisse sobre a possibilidade de direcionar indicações mais precisas para as patologias citadas acima.

Para sinusite bacteriana, discutiu-se principalmente a grande dificuldade em diferenciar casos de infecção viral e bacteriana. Mesmo nos grandes estudos houve dificuldade para definir o real efeito benéfico do uso do antimicrobiano quando comparado ao placebo. Os guidelines mais modernos indicam o uso preferencial de antimicrobianos para os casos onde a sinusite apresenta sintomas mais severos, indicando uma probabilidade maior de infecção bacteriana e encorajam a escolha por beta-lactamicos par este tratamento.

Nos casos de DBBC-DPOC leve, o tratamento com antibióticos possui no máximo efeito moderado. Pacientes com acometimento moderado a grave devem receber antibiótico terapia, com efeito muito significativo no tratamento.

Para pacientes com o infecção urinária não complicada estudos apontam que o uso das fluoroquinolonas possuem efeito muito significativo na erradicação bacteriana e alívio dos sintomas. Porém, alguns estudos comparativos com AINEs apontaram efeito semelhante no alívio dos sintomas deste tipo de infecção. O comitê apontou que esta indicação de uso de fluoroquinolonas deve ser a mais bem revista, com novos estudos em busca de outras opções para o tratamento antimicrobiano.

A cada ano que se passa maior é o debate nas indicações de antimicrobianos. O controle na compra e prescrição tem sido fundamental. O grande temor não envolvem apenas os possíveis efeitos colaterais, porém também o grande aumento da resistência bacteriana. A prescrição consciente de antibióticos é fundamental para reduzir esses efeitos e faz parte da responsabilidade médica e educação dos pacientes.

 

 

FDA Panel Says Fluoroquinolones Need Stronger Warnings. Medscape. Nov 06, 2015.

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão