Maioria dos médicos falha em diagnosticar a neurite óptica

Um novo artigo do JAMA Ophthalmology avaliou a incidência e caracterizou os fatores que contribuem para o overdiagnosis da neurite óptica.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

desafio #1 da saúde no século XXI é o controle dos custos e um dos grandes pontos que devemos atacar é o overtreatment – excesso de tratamento -, o overdiagnosis – excesso de diagnóstico – e overutilization – excesso de uso. Um novo artigo do JAMA Ophthalmology avaliou a incidência e caracterizou os fatores que contribuem para o overdiagnosis da neurite óptica.

Para esse estudo transversal e retrospectivo, 122 pacientes (idade média = 42,6 anos; 72,1% do sexo feminino) encaminhados para tratamento de neurite óptica aguda, entre 2014 e 2016, foram analisados. O diagnóstico definitivo foi determinado por neuro-oftalmologistas.

Entre os participantes, 49 (40,2%; IC de 95%: 31,4 a 49,4) foram confirmados como tendo neurite óptica e 73 (59,8%; IC de 95%: 50,6 a 68,6) tiveram um diagnóstico alternativo; os mais comuns foram:

  • Dor de cabeça e dor nos olhos;
  • Perda visual funcional e outras neuropatias ópticas, particularmente neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica.

O erro de diagnóstico mais comum foi interpretar incorretamente elementos críticos da história do paciente, o que ocorreu em 24 de 73 indivíduos (33%) com diagnósticos alternativos. Outros erros comuns incluíram mal interpretação dos achados do exame físico (15 pacientes [21%]) e dos resultados dos exames diagnósticos (11 pacientes [15%]).

Em pacientes com diagnóstico alterado, 12 (16%) tiveram achados normais na ressonância magnética, 12 (16%) fizeram uma punção lombar e 8 (11%) receberam tratamento desnecessário com esteroides intravenosos.

Esses dados indicam que quase 60% (IC de 95%: 50,6 a 68,6) dos pacientes encaminhados para tratamento de neurite óptica apresentaram um diagnóstico alternativo. Para os autores, compreender o que leva ao overdiagnosis  dessa inflamação e de outras doenças pode melhorar o processo de diagnóstico.

Leia também: ‘Para além do ‘Choosing Wisely’’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Stunkel L, Kung NH, Wilson B, McClelland CM, Van Stavern GP. Incidence and Causes of Overdiagnosis of Optic Neuritis. JAMA Ophthalmol. Published online December 07, 2017. doi:10.1001/jamaophthalmol.2017.5470

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades