Mais de 50% dos homens com diabetes têm disfunção erétil

Um artigo recente publicado na Diabetic Medicine indica que mais de 50% dos homens com diabetes têm disfunção erétil. Estudos anteriores já apontaram que transtornos sexuais podem ser comum entre pacientes do sexo masculino com diabetes, mas sua prevalência continua em debate. Pensando nisso, pesquisadores analisaram diversas bases de dados com relatos de disfunção erétil em homens …

Um artigo recente publicado na Diabetic Medicine indica que mais de 50% dos homens com diabetes têm disfunção erétil.

Estudos anteriores já apontaram que transtornos sexuais podem ser comum entre pacientes do sexo masculino com diabetes, mas sua prevalência continua em debate. Pensando nisso, pesquisadores analisaram diversas bases de dados com relatos de disfunção erétil em homens com diabetes mellitus tipo 1 e 2, para avaliar a prevalência desses transtornos.

Os autores realizaram uma meta-análise de 145 estudos (maioria da Europa e Ásia) com 88.577 homens (idade: 55,8 ± 7,9 anos). Em geral, a prevalência de disfunção erétil no diabetes foi de 52,5% (IC de 95%: 48,8 a 56,2) após o ajuste para fatores de confusão, sendo 37,5% no tipo 1, 66,3% no tipo 2 e 57,7% em ambos os tipos de diabetes (p<0,0001).

Em comparação com os controles saudáveis, homens com diabetes apresentaram maior probabilidade de ter disfunção erétil (OR: 3,62, IC de 95%: 2,53 a 5,16; p<0,0001).

Como a disfunção erétil pode ser um sinal de eventos cardiovasculares frequentemente silenciosos que acompanham o diabetes, os pesquisadores sugerem que médicos fiquem atentos para diabetes e doença cardíaca em pacientes com queixas sobre disfunção sexual.

Veja também: ‘Solução tópica a 2% de testosterona aumenta desejo sexual’

Referências:

  • High prevalence of erectile dysfunction in diabetes: a systematic review and meta-analysis of 145 studies. Diabet. Med. DOI: 10.1111/dme.13403

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades