Mais evidências sobre efeito do cranberry na prevenção da infecção urinária

Por causa da resistência aos antibióticos, terapias alternativas têm sido utilizadas para o tratamento da infecção urinária, entre elas o cranberry.

A infecção do trato urinário (ITU) é uma patologia muito frequente, principalmente entre o sexo feminino, que ocorre em todas as faixas etárias. Em virtude do aumento da resistência bacteriana aos antibióticos, algumas terapias profiláticas alternativas têm sido utilizadas para o tratamento, entre elas o cranberry. No entanto, pesquisadores ainda não encontraram evidências conclusivas sobre seu benefício.

ban

No mais recente estudo, cerca de 185 mulheres com 65 anos ou mais, vivendo em asilos, foram randomizadas para receber duas cápsulas de cranberry ou de placebo diariamente. Cada cápsula de cranberry continha 36 mg de proantocianidina, aproximadamente a quantidade encontrada em 300ml de suco da fruta.

Durante um ano de acompanhamento, a incidência de bacteriúria e piúria não diferiu entre os grupos (cerca de 29%). Além disso, os resultados secundários – incluindo morte, hospitalização, infecção por bactérias gram negativas multirresistentes, antibióticos administrados por suspeita de infecção urinária e uso antimicrobiano em geral – não diferiram significativamente entre os grupos.

Veja também: ‘Infecção Urinária: 10 mitos do diagnóstico e tratamento’

Os resultados reforçam estudos anteriores de que produtos com cranberry não ajudam a prevenir infecções do trato urinário. Médicos devem continuar atentos à novas evidências antes de recomendar essa terapia. Lembrando que, de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Urologia, “não há evidências suficientes para recomendar o emprego rotineiro de produtos à base de cranberry”.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER3

Referências:

  • Effect of Cranberry Capsules on Bacteriuria Plus Pyuria Among Older Women in Nursing Homes. JAMA. Published online October 27, 2016. doi:10.1001/jama.2016.16141
  • https://www.jwatch.org/fw112198/2016/10/28/more-evidence-cranberry-products-dont-prevent-urinary?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM
  • https://www.sabinonline.com.br/GERENCIADOR/ba/arquivos/diretriz_brasileira_de_infeccao_urinaria_de_repeticao_(soc_bras_de_urologia).pdf

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades