Mais médicos: CFM se posiciona sobre saída dos médicos cubanos do Brasil

Esta semana os brasileiros receberam uma notícia impactante: o governo de Cuba irá retirar os médicos do programa social Mais Médicos até o final de 2018.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Esta semana os brasileiros receberam uma notícia impactante: o governo de Cuba irá retirar os médicos do programa social Mais Médicos até o final de 2018. Com isso, muitas famílias ficariam sem cobertura, pela dificuldade de substituição imediata dos quase 8.400 profissionais cubanos no programa.

O governo brasileiro já anunciou um edital para cobrir essas vagas. O Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu uma nota se manifestando sobre o caso. Na publicação, eles ressaltaram que o Brasil tem médicos suficientes para atender a população e que o Governo deveria focar em melhorar as condições de trabalho e oferecer opções de carreira de Estado para fixar o médico em áreas distantes.

LEIA MAIS: Expansão das escolas de medicina, qualidade do ensino e o impacto na saúde

estetoscópio pendurado no pescoço do médico

CFM e o Mais Médicos

Confira a íntegra da nota:

“NOTA À SOCIEDADE BRASILEIRA
Brasília, 14 de novembro de 2018

Diante do anúncio feito pelo Governo de Cuba de retirada de seus intercambistas dos quadros do Programa Mais Médicos, o Conselho Federal de Medicina vem a público reiterar que:

1) O Brasil conta com médicos formados no País em número suficiente para atender às demandas da população;
2) Historicamente, os médicos brasileiros têm atuado, mesmo sob condições adversas, sempre em respeito ao seu compromisso com a sociedade;
3) Cabe ao Governo – nos diferentes níveis de gestão – oferecer aos médicos brasileiros condições adequadas para atender a população, ou seja, infraestrutura de trabalho, apoio de equipe multidisciplinar, acesso a exames e a uma rede de referência para encaminhamento de casos mais graves;
4) Para estimular a fixação dos médicos brasileiros em áreas distantes e de difícil provimento, o Governo deve prever a criação de uma carreira de Estado para o médico, com a obrigação dos gestores de oferecerem o suporte para sua atuação, assim como remuneração adequada.
5) Esses pontos constam do Manifesto dos Médicos em Defesa da Saúde, encaminhado a todos os candidatos nas Eleições Gerais de 2018, ainda no primeiro turno.

Comprometido com a Nação, a ser construída com base na ética e na justiça, o CFM se coloca a disposição do Governo para contribuir com a construção de soluções para os problemas que afetam o sistema de saúde brasileiro”.

E você? O que acha da saída dos médicos cubanos do Brasil? Deixa sua opinião nos comentários abaixo.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags