Mais seis exames para diagnóstico da Covid-19 são incluídos pela ANS

Mais seis exames que ajudam no diagnóstico da Covid-19 foram incluídos na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde pela ANS.

Mais seis exames que ajudam no diagnóstico da Covid-19 foram incluídos na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme informa a Resolução Normativa nº 457, publicada no dia 29 de maio no Diário Oficial da União (D.O.U).

O objetivo da agência é ampliar as possibilidades de diagnóstico da enfermidade, especialmente em casos de pacientes graves com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19. As recentes inclusões estão alinhadas às diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde (MS) para o manejo da doença.

médico laboratorista realizando exame PCR para covid-19

Novos exames para Covid-19 disponíveis

Confira a listagem dos testes incluídos na cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar e referência:

  • Dímero D (dosagem): Este teste não é novidade no Rol da ANS, mas ainda não era utilizado para casos relacionados ao novo coronavírus. É um exame fundamental para o diagnóstico e o acompanhamento do quadro trombótico dos pacientes. Além disso, possui papel importante na avaliação prognóstica na evolução dos pacientes;
  • Procalcitonina (dosagem): O teste é recomendado para a investigação clínico-laboratorial em pacientes graves de Covid-19, ajudando na distinção entre quadros mais graves e brandos da doença;
  • Pesquisa rápida para influenza A e B e PCR em tempo real para os vírus influenza A e B: Indicados para o diagnóstico da influenza, a inclusão desses procedimentos visa minimizar questões de disponibilidade e ampliar a oferta de testes para o diagnóstico dos pacientes. A pesquisa rápida é recomendada para investigações clínico-laboratoriais em pacientes graves;
  • Pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório: Testes indicados para o diagnóstico da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principalmente em crianças com infecção viral grave respiratória.

“A ANS continua atenta às mudanças no cenário do enfrentamento da Covid-19 e alinhada aos protocolos do Ministério da Saúde. Dessa forma, incluímos esses exames para ampliar as possibilidades de diagnóstico e buscar uma resposta mais rápida e efetiva para salvar vidas”, explica o diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel.

Leia também: Restabelecidos prazos máximos para a marcação de consultas e exames pela ANS

Esta é a segunda inclusão extraordinária de procedimentos relacionados ao novo coronavírus lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde pela ANS. Desde o dia 13 de março, a pesquisa por RT-PCR, teste laboratorial considerado padrão-ouro para o diagnóstico da infecção pela Covid-19, foi incluído no Rol da agência.

Os testes serão realizados somente com indicação médica pelos planos. O médico responsável deverá avaliar o paciente de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.

Nas situações em que o médico verificar que o exame é indicado, deverá orientar o paciente a procurar a sua operadora para solicitar indicação de um estabelecimento de saúde da rede da operadora apto à realização do teste.

Os profissionais de saúde precisam ter atenção, pois os conhecimentos sobre a infecção pela Covid-19 ainda estão em construção e os protocolos e diretrizes podem ser revistos a qualquer momento.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades