Mais sobrevida na insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFEr) é a via final da maioria das doenças cardíacas e cardiovasculares. Trata-se de uma doença sem cura que a abrevia a vida. Entretanto muito se descobriu sobre a fisiopatologia da doença nos últimos anos e tratamentos promissores mudaram e continuam mudando os desfechos na ICFEr.

Mais recentemente o inibidor da neprelisina sacubitril associado a valsartana, o inibidor dos receptores SGLT2, dapaglifozina, e o antagonista mineralocorticoide espironolactona mostraram reduzir a mortalidade da doença além da redução já vista com a terapia convencional com BRA/IECA e betabloqueadores. Porém esses medicamentos foram testados em contextos diferentes, muita das vezes separadamente um do outro, tendo seu benefício medido de forma isolada.

Leia também: Atividade física como proteção para insuficiência cardíaca em pacientes de alto risco

Paciente com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida passa por consulta com médica que busca garantir sua sobrevida.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Estudo comparativo dos tratamentos

Um estudo utilizou três grandes ensaios (DAPA-HP, EMPHASIS-HF, PARADIGM-HF) e comparou o tratamento de forma indireta das novas terapias em relação ao tratamento convencional. O desfecho primário era morte cardiovascular ou a primeira internação por insuficiência cardíaca. Foram ainda avaliados os desfechos individuais e todas as causas de mortalidade.

Saiba mais: As anormalidades do potássio em pacientes com insuficiência cardíaca

Resultados

O resultado foi surpreendente, a estimativa é que o novo tratamento aumente em 2,7 anos para pacientes com 80 anos ou mais, e 8,3 anos para pacientes com 55 anos ou mais, o tempo de vida livre de morte cardiovascular ou internação por ICFEr. Além disso a sobrevida geral foi aumentada em 1,4 anos para pacientes com 80 anos ou mais, e 6,3 anos para pacientes com 55 anos ou mais em comparação ao tratamento convencional.

Conclusão

Apesar de se tratar de uma estimativa, o estudo enfatiza a importância da utilização das novas terapias em conjunto como um grande benefício adicional a terapia convencional na insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, dando respaldo para a realização de grandes estudos para avaliação direta e até mesmo para o uso na prática clínica diária dessas medicações. É importante frisar que a acessibilidade aos medicamentos e o custo da cesta de medicamentos não foram avaliados no estudo, mas podem impactar na aderência terapêutica.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Vaduganathan M, Claggett BL, Jhund PS, et al. Estimating lifetime benefits of comprehensive disease-modifying pharmacological therapies in patients with heart failure with reduced ejection fraction: a comparative analysis of three randomised controlled trials. Lancet. 2020;396:121.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar