Mais tempo nas redes sociais associado a uma menor mortalidade?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Pessoas com conexões mais fortes vivem mais tempo. No entanto, podemos dizer o mesmo sobre as ligações feitas pelas redes sociais? Em um novo estudo, pesquisadores responderam esta questão.

Diversos estudos já demonstraram que muito tempo online pode afetar negativamente a saúde, principalmente em crianças e adolescentes. Para descobrir o impacto na mortalidade, pesquisadores compararam os registro de mortalidade de 12 milhões de usuários do Facebook com o de não-usuários, na mesma área geográfica, com 2 anos de acompanhamento.

Após o ajuste de variáveis (idade, sexo, estado civil, etnia e nível de educação), os usuários do Facebook tiveram mortalidade significativamente menor por infecções, diabetes, doença mental, demência, doença isquêmica cardíaca, AVC, doença hepática e homicídio. A mortalidade associada a lesões não intencionais, overdoses de drogas e suicídios não diferiu significativamente entre os dois grupos.

Veja também: ‘Softwares detectam sinais depressão em usuários do Instagram, Twitter e Facebook’

Além disso, os comportamentos online que indicam a atividade social offline (como a publicação de fotos) também foram associados à redução da mortalidade. Ter mais amigos no Facebook e receber mais pedidos para se conectar foram associados com menor mortalidade. Entretanto, esta associação não foi encontrada no envio de solicitações de amizade.

E mais: ‘Médicos e as redes sociais’

Estes resultados sugerem que a integração social online está ligada a um menor risco para uma grande variedade de problemas de saúde. Este pode ser um passo importante para entender como, em escala global, as redes sociais podem ser adaptadas para melhorar a saúde das pessoas.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar