Manejo bem-sucedido de hipertermia maligna – sem dantrolene – em anestesia pediátrica

Relataremos um caso de hipertermia maligna que ocorreu na Argélia com um menino de 7 anos, 22kg, com criptorquidia bilateral. Saiba mais.

Relataremos o caso que ocorreu na Argélia com um menino de 7 anos, 22kg, com criptorquidia bilateral. Submetido aos 5 anos para correção do testículo direito, sob anestesia geral com halotano, propofol e fentanil, sem a ocorrência de qualquer complicação. Dois anos depois, programada nova intervenção para correção do testículo esquerdo.

O paciente foi monitorizado com eletrocardiografia, pressão não-invasiva, oximetria de pulso, capnografia e sensor de temperatura. Após 75 minutos da indução anestésica com propofol, fentanil e rocurônio, houve aumento progressivo do CO2 expirado (54mmHg) e rigidez muscular sinalizada pelo cirurgião. A temperatura neste momento era de 36,2ºC e a ausculta pulmonar normal. A ventilação-minuto foi ajustada e nova dose de rocurônio foi administrada, porém o CO2 expirado continuava a subir (80mmHg), junto com a frequência cardíaca (FC: 130bpm), pressão arterial sistólica (PAs: 135mmHg) e temperatura (38,3ºC).

Frente à suspeita de hipertermia maligna (HM), o sevoflurano foi interrompido; foi iniciado infusão de propofol e solução salina gelada, com troca do circuito de gases do aparelho de anestesia e ventilação com O2 100%. Como não havia Dantrolene disponível no hospital, foi realizado apenas suporte clínico. Um cateter vesical foi instalado e exames laboratoriais coletados: CK 3905UI/L; Na 140 mEq/L; K 4,4 mEq/L; Ureia 30mg/dL; Creatinina 0,8mg/dL

A cirurgia terminou sem outras complicações. O paciente foi extubado com sucesso após o controle da temperatura e do CO2 expirado. O pós-operatório imediato foi marcado apenas por um aumento da CK, tratada com infusão venosa de solução salina. O paciente teve alta para casa no 8º dia de internação.

Manejo bem-sucedido de hipertermia maligna - sem dantrolene - em anestesia pediátrica

Revisão

A Hipertermia Maligna é uma síndrome hereditária caracterizada por rigidez muscular, aumento de temperatura e acidose metabólica. Ocorre um aumento exagerado da concentração de cálcio no retículo sarcoplasmático na presença do agente desencadeante (agentes anestésicos inalatórios principalmente e relaxantes neuromusculares despolarizantes) levando à contração muscular mantida, formação de ácido lático e calor. A lesão muscular pode ainda levar à rabdomiólise e insuficiência renal. A síndrome tem alta mortalidade se não reconhecida precocemente (80-90%), mas apresenta bom prognóstico se tratada de forma rápida (com mortalidade de 5%).

Em geral, ela ocorre 1h após a exposição do agente desencadeador, com: aumento CO2 expirado (sinal mais precoce decorrente de um estado hipermetabólico com aumento do consumo de O2 e produção de CO2), aumento de temperatura, frequência cardíaca e pressão arterial, rigidez muscular (especialmente de masseter) e arritmias ventriculares. Laboratorialmente temos acidose mista (acidose metabólica e respiratória), hipercalemia, hiperfosfatemia, aumento de CPK e mioglobina.

Como diagnósticos diferenciais temos: síndrome neuroléptica maligna, síndrome de feocromocitoma, bacteremia, tempestade tireoidiana, convulsões e outros estados hipermetabólicos. Miopatias e a distrofia muscular de Duchene estão associadas com maior chance de desenvolvimento de HM.

O tratamento consiste em interrupção imediata do agente desencadeador; suporte clínico para controle da temperatura, frequência cardíaca e pressão arterial; hidratação vigorosa afim de evitar insuficiência renal; e administração do Dantrolene (bolus de 2-3 mg/kg, seguido de 1-10 mg/kg conforme a necessidade).

Leia também: Uso de dantrolene sódico para tratamento de rabdomiólise tardia por Covid-19

Em suma, a síndrome de hipertermia maligna é uma condição vista apenas na anestesiologia. O reconhecimento precoce aliado ao tratamento adequado de forma rápida são cruciais no prognóstico do paciente. A capnometria é o sinal mais sensível e o suporte clínico o tratamento mais importante.

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.