Manejo da dispneia na emergência com uso de ultrassonografia point-of-care (POCUS)

A ultrassonografia POCUS pode ser utilizada como ferramenta diagnóstica e como guia da evolução da terapêutica. Saiba mais.

O uso da ultrassonografia como adjuvante à história clínica e exame físico vem crescendo de modo admirável ao longo dos últimos anos e talvez se traduza como o reflexo mais tangível e de alcance possível para a incorporação de tecnologias complexas às práticas do dia a dia para médicos em geral. A ultrassonografia point-of-care (abreviada em inglês, POCUS) pode ser utilizada como ferramenta diagnóstica e como guia da evolução da terapêutica, sendo de fácil acesso e uso, por parte do médico capacitado.

O uso da ultrassonografia como adjuvante à história clínica e exame físico vem crescendo de modo admirável ao longo dos últimos anos e talvez se traduza como o reflexo mais tangível e de alcance possível para a incorporação de tecnologias complexas às práticas do dia a dia para médicos em geral.  A ultrassonografia point-of-care (abreviada em inglês, POCUS) pode ser utilizada como ferramenta diagnóstica e como guia da evolução da terapêutica, sendo de fácil acesso e uso, por parte do médico capacitado.

Saiba mais: IM/ACP 2021: atualizações práticas sobre o ultrassom point-of-care (POCUS)

Estas diretrizes foram baseadas em revisão sistêmica realizada pela Cochrane, além de revisão complementar pela própria ACP. Segue o resumo das conclusões destas diretrizes.

  • POCUS associada à via diagnóstica de dispneia na emergência (via de diagnóstico padrão)

O uso do POCUS aumenta a proporção de diagnósticos corretos de 59% para 91% [Diferença de risco absoluto 31,9% (IC95%, 22,4%-53,8%)], porém sem redução significativa do tempo de internação hospitalar. Não houve dados suficientes para avaliar os desfechos: mortalidade, tempo até o diagnóstico e tempo até o tratamento.

O uso do POCUS, dependendo do protocolo empregado e da indicação do uso, associado à via de diagnóstico padrão, apresenta sensibilidade de 79-100% e especificidade de 63-100%, sendo a sensibilidade e especificidade da via diagnóstica padrão de, respectivamente, 0-83% e 68-100%.

Não há relatos de dano ao paciente relacionado ao uso da POCUS.

  • POCUS utilizada como método diagnóstico substituto em relação à via de diagnóstico padrão

Não há dados suficientes na literatura para determinar a acurácia da POCUS quando esta é utilizada como substituta à via de diagnóstico padrão.

POCUS

Mensagem prática

O ACP sugere que, em casos de incerteza diagnóstica, a ultrassonografia à beira-leito pode ser utilizada para complementação do manejo de pacientes com dispneia aguda na emergência ou internação.

Devido à possibilidade de somar ao manejo do paciente, sem evidência de que gere dano, o ACP recomenda o treinamento de médicos para o uso adequado da ultrassonografia como complemento ao exame clínico, permitindo a interpretação dos achados e melhoria na qualidade do atendimento, sendo esta uma área importante e pouco desbravada em relação à produção de evidências.

Mensagem do autor

Não fique desanimado com a ausência de indicações contundentes ou mesmo de dados relevantes na literatura médica sobre este assunto. É assim que a ciência funciona: procuramos por respostas e geralmente saímos com mais perguntas, mas um pouco mais espertos do que antes. A pesquisa séria deve contar com a transparência de dizer que não temos dados suficientes para lidar com o que nos propomos a responder hoje e incentivar que esses dados sejam produzidos a partir de agora.

Referências bibliográficas:

  • Qaseem A, Etxeandia-Ikobaltzeta I, Mustafa RA et al. Appropriate Use of Point-of-Care Ultrasonography in Patients With Acute Dyspnea in Emergency Department or Inpatient Settings: A Clinical Guideline From the American College of Physicians. Ann Intern Med 2021; 174:985-993. doi10.7326/M20-7844

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades