Manejo de dor com métodos não narcóticos

Artigo de revisão do NEJM fala sobre alternativas para tratamento da dor, a fim de evitar o uso dos opioides, seus efeitos adversos e a dependência gerada.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A dor aguda é um dos principais motivos de ida à emergência e a dor crônica, especificamente a dor lombar crônica, de incapacidade. Sabemos que a dor, por definição, é uma experiência sensorial e emocional associada a autopreservação, devido a lesão real ou potencial de um tecido, cuja função é proteger o organismo de danos diretos, promovendo o estado de alerta à região acometida e uma reação com intuito de interromper o processo causal.

No entanto, quando a dor é originada da estrutura somato-sensitiva danificada, denomina-se dor neuropática. Recentemente, no dia 19 de junho, o The New England Jornal of Medicine publicou o artigo de revisão Manejo de dor com métodos não narcóticos e discutiremos os pontos principais abordados a seguir.

Os fatores associados, condições do paciente e a heterogeneidade da dor envolvida dificultam o estabelecimento de um algoritmo facilmente aplicável, devendo ser realizado um tratamento individualizado. O uso crônico de medicamentos opioides para manejo da dor tem sido relacionado com muitos efeitos colaterais, como sonolência, alteração cognitiva e memória, dependência e tolerância. Com isso, tem-se estimulado o manejo não opiáceo para dor crônica.

Para escolha do tratamento adequado, uma avaliação ampla é preconizada, baseada em aspectos temporal (agudo, crônico, intermitente, paroxístico), causal e multifatorial (intensidade, condições coexistentes, interferência nas atividades, estado físico e psicológico, social, comportamento). A avaliação da intensidade com uso da escala numérica de dor deve ser valorizada. Entretanto, ressalta-se que o resultado adquirido é oriundo de subjetividade e experiência prévia relacionada. Pacientes crônicos acometidos tendem a ter ansiedade e depressão em associação, e essa interação pode gerar uma poderosa crença limitante afetando múltiplas áreas e, por consequência, a sua qualidade de vida.

O artigo refere que várias sociedades e centros de referência têm enfatizado abordagens educacionais através de programas interdisciplinares. Nessas abordagens, se busca não somente o uso de terapia medicamentosa, mas também sua associação com terapias não farmacológicas para dor aguda. Inclusive, se utiliza fisioterapia e terapia cognitivo-comportamental como primeira linha de tratamento para dor crônica, deixando a abordagem medicamentosa, intervencionista e cirúrgica voltadas para os casos refratários.

Entre as psicoterapias, destacam-se a terapia cognitivo comportamental (demonstra um grande ganho para o paciente referente a melhora na realização de atividades diárias, do engajamento social e da crença limitante), a hipnose, o biofeedback, o controle emocional e o manejo de estresse. No entanto, há poucos estudos relacionados na utilização dessas técnicas, carecendo de evidências. 

Já o tratamento farmacológico não opiáceo possui uma variedade de medicações disponíveis, com diversos mecanismos de atuação. Medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios não esteroidais, antidepressivos e drogas antiepilépticas estão no arsenal referido.

O acetaminofeno, popularmente conhecido como paracetamol, é o analgésico e antipirético mais usado nos Estados Unidos, considerado uma medicação muito segura. Com relação aos seus efeitos colaterais, a grande preocupação é a hepatotoxicidade quando utilizado em altas doses, sendo a principal causa de falência hepática aguda. Outro efeito colateral relatado é reação dermatológica. O uso na gestação ainda está sendo avaliado pela Food and Drug Administration (FDA).

Leia mais: Instrumentos para identificação da dor em pacientes não comunicantes

O ácido acetilsalicílico e os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) são medicações com propriedades anti-inflamatórias e possuem como efeitos colaterais possíveis: náusea, sangramento gastrointestinal e reações de hipersensibilidade. O uso de AINES deve ser com a dosagem mais baixa, com o menor tempo possível e sua aplicação para tratamento de dor leve a moderada de diversas áreas da medicina. Importante lembrar que, mesmo avaliado como baixo risco, os AINES podem ser associados a infarto do miocárdio e a acidente vascular cerebral.

Os antidepressivos tricíclicos e os inibidores de recaptação de serotonina-noradrenalina, representados pela Duloxetina, são utilizados para o tratamento da depressão. Porém são mais uma opção para o tratamento de dor, principalmente, como primeira linha de escolha no tratamento de dor neuropática. Foi comprovado a redução da dor após uso dessas medicações em paciente com e sem o diagnóstico de Depressão. Seus mecanismos de ação envolvem ação central, atuando na membrana pré-sináptica, e periférica, através dos receptores Beta2 adrenérgicos e sistema opiáceo das vias inibitórias de dor. Outras possibilidades de uso já comprovadas, com bons resultados, são nos diagnósticos de migrânea, cefaleia tensional e fibromialgia. Entre os tricíclicos, a que possui melhores resultados analgésicos é a amitriptilina, e os que possuem menos efeitos colaterais (sonolência e efeitos anticolinérgico) são desipramina, imipramina e nortriptilina.

O uso dos antiepilépticos para o manejo de dor mostrou-se benéfico, sendo mais uma opção de tratamento. Dentre as alternativas, a Pregabalina e a Gabapentina, que agem nos canais de cálcio, tiveram bons resultados para o uso na dor neuropática. Além disso, a Pregabalina mostrou-se eficaz para o tratamento da fibromialgia, e o artigo desaconselha o seu uso perioperatório devido a efeitos adversos perigosos. O uso dessas medicações em outras condições ainda carece de estudo, não havendo evidência científica comprovada. Outros antiepilépticos podem ser utilizados como a carbamazepina e a oxcarbamazepina, que são primeira opção para neuralgia trigeminal.

Outra opção referida é o tratamento local. Consiste em 3 linhas utilizadas. A primeira linha é a aplicação de patch de lidocaína na dose de 1,8% ou 5%, aprovada pela FDA no tratamento de dor de neuralgia pós herpética e neuropatia periférica. A segunda linha de tratamento é o patch de Capsacaína, o qual sua aplicação repetida causa uma dessensibilização e diminuição do número de receptores de dor periféricos, sendo indicado na neuralgia pós- herpética e polineuropatia dolorosa; e deve-se evitar o contato da medicação com mucosas. O efeito adverso mais comum nesses patchs é reação de hipersensibilidade dermatológica, causando irritação local. A aplicação de toxina botulínica tipo A é aprovada como terceira linha no tratamento de neuropatia periférica dolorosa.

Quanto ao manejo intervencionista, o artigo afirma a importância da cirurgia nos casos em que a causa pode ser abordada de forma segura e gerar um benefício clínico real, e dá como exemplos hérnias de disco ou tumores adjacentes ao tecido neural. Devices elaborados para modulação da dor, como estimulador medular e estimulação magnética transcraniana repetitiva possuem fraca evidência quanto ao seu uso. Para a neuralgia pós-herpética e cefaleia em salvas o uso de tratamento intervencionista, como a rizotomia percutânea por radiofrequência ou descompressão microvascular e a estimulação de nervo occipital, estão entre as opções referidas, respectivamente. A analgesia epidural ou intratecal é muito utilizada em pacientes com dor refratária associada ao câncer.

As terapias complementares também são recomendadas, principalmente a massagem e a acupuntura, apesar desta ter seu uso controverso, além de meditação e yoga, principalmente com intuito de garantir melhora psicológica.

Alguns avanços estão ocorrendo para melhor entendimento do mecanismo da dor, a fim de gerar possibilidades terapêuticas futuras. Muitas pesquisas estão em andamento e algumas novas opções estão em teste, como o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) e agonistas serotoninérgicos para enxaqueca e antagonista do receptor tipo 2 da angiotensina II e bloqueadores dos canais de sódio para dor neuropática. Para tratamento na emergência e manejo pós-operatório, o uso de óxido nitroso e quetamina tem se tornado boas alternativas. 

Vale ressaltar que já há uma tentativa de individualizar a terapêutica com base na busca de biomarcadores relacionados ao mecanismo da dor, que predizem qual tratamento será mais eficaz para cada paciente.

Por fim, conclui-se que há muitas alternativas para o tratamento da dor, a fim de evitar o uso dos opioides, seus efeitos adversos e a dependência gerada. Um manejo visando a educação do paciente, uma abordagem psicológica e o ato de evitar opioides garantem um melhor manejo nas dores crônicas.

 

Referências:

  • Nonnarcotic Methods of Pain Management. Nanna B. Finnerup, M.D. N Engl J Med 2019; 380:2440-2448.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades