Manejo do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES): veja os keypoints da nova diretriz

Recentemente, a British Society for Rheumatology publicou novas diretrizes para o manejo do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Veja aqui as principais recomendações.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Recentemente, a British Society for Rheumatology publicou novas diretrizes para o manejo do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). As 10 principais recomendações são:

1) Em caso de sinais de envolvimento renal, recomenda-se realizar uma biópsia renal no paciente. Alerta especial para achados urinários, como proteinúria reproduzível ≥0,5 g / 24 horas, especialmente com hematúria de origem glomerular e/ou cilindros celulares.

2) O tratamento deve objetivar uma resposta renal completa com relação de proteína/creatinina (RPC) na urina < 50 mg / mol e função renal normal ou quase normal (dentro de 10% da taxa de filtragem glomerular normal, se previamente anormal). A resposta renal parcial (≥50% de redução da proteinúria nos níveis sub-nefróticos e função renal normal ou quase normal) deve ser alcançada de preferência em 6 meses e, no máximo, em até 12 meses após o início do tratamento.

3) Para aumentar a eficácia e reduzir as doses cumulativas de glicocorticoides, os regimes de tratamento devem ser combinados inicialmente com três doses consecutivas de metilprednisolona IV 500-750 mg, seguido de prednisona oral 0,5 mg/kg /dia durante quatro semanas, reduzindo para ≤ 10 mg / dia por 4 a 6 meses.

4) Para os pacientes que falham no tratamento com micofenolato ou ciclofosfamida, recomenda-se que a terapia seja alterada de micofenolato para ciclofosfamida ou vice-versa ou que seja administrado rituximabe.

5) Pacientes com doença ativa devem ser reavaliados, pelo menos, a cada 1 a 3 meses, com pressão arterial, análise de urina, função renal, anticorpos anti-dsDNA, níveis de complemento, RPC, contagem sanguínea e testes de função hepática.

Veja também: ‘Lúpus – Benlysta® (belimumabe) autoinjetável é aprovado nos EUA’

6) Manejo do LES leve: os tratamentos a serem considerados incluem hidroxicloroquina e metotrexato, e cursos curtos de AINE para controle sintomático, com o objetivo de evitar ou reduzir a dose de corticosteroides. O tratamento com prednisolona a uma dose baixa de ≤7,5 mg/dia pode ser necessário como terapia de manutenção.

7) Manejo do LES moderado: envolve doses mais elevadas de prednisolona (até 0,5 mg/kg/dia) ou o uso de metilprednisolona. Agentes imunossupressores são frequentemente necessários para controlar a doença ativa, e também podem reduzir o risco de acumulação de danos a longo prazo.

8) Metotrexato, azatioprina, micofenolato de mofetila, ciclosporina e outros inibidores da calcineurina devem ser considerados em casos de artrite, doença cutânea, serosite, vasculite ou citopenias se a hidroxicloroquina for insuficiente.

9) Pacientes que apresentam LES grave devem passar por uma investigação minuciosa para excluir outras etiologias, incluindo infecção. O tratamento é dependente da etiologia subjacente (inflamatória e/ou trombótica) e os doentes devem ser tratados em conformidade com imunossupressão e/ou anticoagulação, respectivamente.

10) Terapias imunossupressoras para LES grave envolvem metilprednisolona ou doses elevadas de prednisolona oral (até 1 mg/kg/dia) para induzir remissão por conta própria ou, mais frequentemente, como parte de um protocolo de tratamento com outro fármaco imunossupressor.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Gordon C, Amissah-Arthur MB, Gayed M, et al. The British Society for Rheumatology guideline for the management of systemic lupus erythematosus in adults. Rheumatology (Oxford). 2017 Oct 6.
  • Kelly JC. New SLE guideline aims to improve diagnosis, reduce steroids. Medscape News. WebMD Inc. October 17, 2017.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades