Nefrologia

Manifesto coloca em pauta a crise da diálise no SUS

Tempo de leitura: 2 min.

As doenças renais são comuns em todas as faixas etárias pediátricas. Quando a função renal está bastante comprometida, faz-se necessário o uso de um método que substitui o trabalho dos rins. Dessa forma, a diálise, processo que remove as substâncias nocivas do sangue, é uma das formas de tratamento. A falta de equipamento e insumos põe em xeque a vida de crianças com doença renal crônica.

Diálise peritoneal

Uma das modalidades de diálise é a peritoneal (DP), bastante difundida e muito utilizada em crianças, principalmente as de baixo peso. Esse modelo usa o peritônio, uma membrana porosa e semipermeável, que reveste os principais órgãos abdominais como filtro natural. Assim, a solução de diálise é infundida na cavidade peritoneal, permanece por um período determinado e é drenada através de um cateter. Essa solução entra em contato com o sangue, permitindo que substâncias acumuladas, como ureia, creatinina e potássio, sejam removidas, bem como o excesso de líquido que não está sendo eliminado pelos rins.

Uma das grandes vantagens da diálise peritoneal é o fato de poder ser realizada em domicílio, o que evita as locomoções até a unidade de diálise, trazendo mais conforto para o paciente e sua família, além de preservar os acessos vasculares e apresentar menos risco de perda da função renal residual desses pacientes. 

Entretanto, a escassez de insumos e equipamentos essenciais para a realização da diálise está colocando em risco a vida de crianças que dependem desse tipo de tratamento. Por isso, em 18 de agosto de 2021, um manifesto assinado pelos presidentes da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados no Brasil (FENAPAR) e Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal (ABRASRENAL), foi divulgado, abordando a crise enfrentada no setor. 

Leia também: Teste rápido para diagnóstico de doença renal crônica está a caminho

O manifesto 

O documento foi enviado ao Ministério da Saúde solicitando apoio do Governo Federal para que a DP (única opção para os pacientes pediátricos renais crônicos em muitos casos), seja viabilizada e difundida em todos os locais, principalmente para aqueles que estão distantes de grandes centros. Nessa declaração, solicita-se que seja feita uma revisão urgente na tabela de remuneração quanto ao valor da sessão de hemodiálise e dos serviços de DP prestados por clínicas ao Sistema Único de Saúde (SUS), pois milhares de pacientes correm risco de ficar sem seus tratamentos, garantidos pela Constituição Federal.

Convido você a ler o texto completo do manifesto, que está disponível em: https://www.abcdt.org.br/wp-content/uploads/17-08-2021-Masnifesto-dialisevf1-1.pdf 

Autor:

 

Compartilhar
Publicado por
Raniely Bullerjhan Schmidt

Posts recentes

Deficiência auditiva em crianças

Os impactos da deficiência auditiva em bebês pode comprometer principalmente o desenvolvimento da fala e…

59 minutos atrás

Opioides transdérmicos: alternativa com menor incidência de efeitos colaterais

Estudos mostram que opioides transdérmicos possuem eficácia analgésica similares aos opioides orais, com menor incidência…

2 horas atrás

Pesquisa monitora pressão intracraniana antes e depois das sessões de hemodiálise utilizando método não invasivo

Pesquisadores conseguiram monitorar pela primeira vez a pressão intracraniana de pacientes antes e depois das…

2 horas atrás

Os transtornos comportamentais podem estar relacionados com a disbiose intestinal?

Ainda não é elucidado como a manipulação da disbiose intestinal poderia interferir em distúrbios tais…

16 horas atrás

Check-up Semanal: variante Ômicron, programa para combate do Aedes Aegypti, inibidor de P2Y12 no infarto e mais! [podcast]

No check-up semanal de hoje, confira as notícias sobre variante Ômicron, combate ao Aedes Aegypti,…

17 horas atrás

Dez mitos relacionados ao diagnóstico e tratamento das infecções do trato urinário (ITU) – parte II

Confira 10 mitos relacionados ao diagnóstico e tratamento das infecções do trato urinário (ITU) e…

18 horas atrás